sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prefeita Ângela Castro e Ilce Tourinho encerram a 4ª etapa do TOPA - Todos pela Alfabetização

Nunca é tarde para se aprender, é com esse propósito que a Prefeita de Camacan - Ângela Castro, aderiu ao programa Todos pela Alfabetização. O dia 21 de novembro, foi festejado em grande estilo no encerramento da turma da Escola Frederico Borges, com direito a bolos, prêmios e músicas. Para a Prefeita Ângela Castro, o maior presente foi ver o estudante, Sr Francisco de anos, fazer leitura de um texto que ele mesmo escreveu, demonstrando domínio e habilidade.

Satisfeita com os resultados, a Secretária da Educação, Sra. Ilce Tourinho, já anunciou as matrículas para o próximo ano. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2010, a Bahia foi o estado do nordeste que mais reduziu o analfabetismo. A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2012 é focar na qualidade do programa que já está consolidado.
Além da Prefeita e Secretária da Educação, marcaram presença no evento o Chefe de Gabinete, Sr. Paulo Pires Cardoso, a Coordenadora do Programa, Katiane dos Anjos e Tatiana Xavier – Assistente da Prefeita. Outras turmas também estão encerrando suas atividades este mês.

Fonte: http://www.camacanbahia.com.br/2011/11/prefeita-angela-castro-e-ilce-tourinho.html

FUNDESF encerra a 4ª Etapa do TOPA – Todos pela Alfabetização

A FUNDESF - Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do São Francisco em parceria com o Programa TOPA – Todos pela Alfabetização realizou o encerramento da 4ª Etapa do Programa em Juazeiro. O evento aconteceu ontem, pela manhã, na sede da Escola Técnica de Enfermagem, com a participação do Diretor Executivo da FUNDESF Aurilio dos Santos Sousa, dos Coordenadores Solange Santana, Marinalva Silva e Gentil Lisboa, e 23 Alfabetizadores de várias localidades: Carnaíba do Sertão, Juremal, Massaroca e Pinhões.

Nesta quarta etapa foram cadastradas 23 turmas e foram alfabetizados 300 alunos, entre adultos e idosos. Segundo o Diretor Executivo da FUNDESF “a gratificação maior é poder ver no semblante dos alfabetizados a alegria por estarem “enxergando” um mundo diferente, depois de conhecer as letras, as palavras e aplicá-las no dia-a-dia, como cidadãos mais conscientes”.

A Coordenadora Solange Santana ressaltou a importância e o empenho dos Alfabetizadores que ao longo de 08 meses superaram dificuldades e sempre com muita responsabilidade, dedicação e paciência, desempenharam um excelente trabalho, digno de verdadeiros educadores.

Fonte: http://www.geraldojose.com.br/imprimir_noticia.php?cod_noticia=21590

Encerramento da 4ª Etapa do TOPA na Associação Comunitária do Loteamento Vila Esperança em Irecê



No dia 28 e 29 de Novembro a Associação Comunitária do Loteamento Vila Esperança de Irecê realizou o encerramento da 4ª Etapa do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização.


O evento foi aberto pela Coordenadora Sonia Maria que fez uma linda homenagem aos Alfabetizandos relembrando vários momentos desta 4ª Etapa. Em seguida passou a palavra para alguns alunos que deram depoimentos emocionantes, como o Sr. João que falou da sua emoção em poder trocar a sua antiga identidade que antes estava como analfabeto e hoje, graças ao TOPA, já pode assinar o seu próprio nome. Dona Maria que aprendeu a escrever o seu nome aos 68 anos agradeceu ao TOPA e expressou a sua imensa gratidão ao Programa.
A presidente da Entidade Edna Lúcia agradeceu aos Alfabetizandos, Alfabetizadores, Coordenadora, a presença da Coordenadora de área Adelaide Guimarães que veio conhecer as turmas, em especial a Supervisora do TOPA na DIREC21 Claudiceia Souza Maciel pelo apoio, excelente trabalho e carinho com todos fortalecendo, assim, o TOPA não somente em Irecê como em todo o seu território.

Parabenizou a todos os Alfabetizadores: “não foi fácil, más conseguimos alcançar o nosso objetivo alfabetizando quase todos os alunos desta Etapa, muitos poderão tirar a segunda via dos seus documentos, agora com a sua assinatura, muitos vão para a EJA, e estamos contentes pois aqueles que não alcançaram a Base Alfabética poderão matricular-se na 5ª Etapa.”
Edna Lúcia agradeceu a Coordenadora Sonia Maria que por sua vez se despediu da Coordenação pela Entidade ao tempo que apresentou Daiane Almeida Amorim que irá participar do processo de seleção para Coordenadores para 5ª Etapa pela Associação Comunitária do Loteamento Vila Esperança. “Daiane tem competência e fará, sem dúvidas, um belo trabalho como Coordenador no TOPA, já provou isso sendo uma excelente Alfabetizadora”
Por fim aconteceu Amigo Secreto entre Alfabetizandos e Alfabetizadores, lanche e muita animação.
Importante salientar que a ACOLVIES foi a única Entidade no município de Irecê a aderir a 4ª Etapa, abraçando 10 turmas com aproximadamente 150 alunos.


Fonte: http://topadirec21.blogspot.com/2011/12/encerramento-da-4-etapa-do-topa-na.html