quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Parabéns aos 100 anos de Vida





ALUNA DO TOPA REESCREVE HISTÓRIA DE VIDA AOS 100 ANOS


Ao completar um século de existência a aposentada Enedina Pereira da Silva receberá os parabéns de colegas, amigos e educadores na classe do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa) onde está tendo, pela primeira vez na vida, o contato com o universo do saber e das letras. A aniversariante centenária não está sozinha nesta jornada de aprendizado. Ela divide a sala de aula com o filho único, Lourival Rodrigues, 61 anos, demonstrando, pela força do exemplo, que a idade não é impedimento para reescrever histórias pessoais.

A festa de aniversário, na quarta-feira (30), às 19h, na sala cedida por uma creche do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, terá direito a bolo e homenagens e é um presente da equipe supervisora e dos educadores do Topa. “Apesar da idade mais avançada, a alfabetizanda é lúcida e tem boa resposta de aprendizado; para facilitar o processo educativo vamos encaminhá-la para realizar exames de visão e fazer o uso de óculos, se necessário”, explica a professora Eunice Correia Santana.

Enedina também poderá continuar os estudos após o ciclo de 8 meses de alfabetização até que possa ser encaminhada a uma turma regular de Educação para Jovens e Adultos (EJA). A equipe supervisora do Topa acompanha o programa na área de atuação da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6). São, ao todo, 853 turmas em funcionamento em Una, Canavieiras, Uruçuca, Itacaré, Arataca, Santa Luzia, Mascote e a cidade sede Ilhéus (com 380 turmas).