segunda-feira, 18 de março de 2013

Secretaria da Educação do Estado firma parceria com Instituto Paulo Freire para avaliação com estudantes do Topa

Um en­contro, na quinta-feira (14/03), selou a par­ceria entre o pro­grama Todos pela Al­fa­be­ti­zação (Topa) e o Ins­ti­tuto Paulo Freire (IPF), para re­a­li­zação da ava­li­ação di­ag­nós­tica com os alunos da 6ª etapa do pro­grama. O Ins­ti­tuto vai aplicar um teste cog­ni­tivo de en­trada, no início do pro­cesso de al­fa­be­ti­zação, e um teste cog­ni­tivo de saída, re­a­li­zado ao final do curso. O ob­je­tivo é ava­liar o pro­cesso de apren­di­zagem dos al­fa­be­ti­zandos, ve­ri­fi­cando o nível de co­nhe­ci­mento e sa­beres ad­qui­ridos.



Para a co­or­de­na­dora do Topa, Elenir Alves, “a par­ceria é um avanço porque a con­cepção do IPF segue a linha frei­reiana, que di­a­loga com a con­cepção pe­da­gó­gica de­sen­vol­vida pelo Pro­grama Topa”, disse.

A ava­li­ação será apli­cada a uma amostra, o que vai pos­si­bi­litar co­nhecer os re­sul­tados efe­tivos do pro­grama. A re­pre­sen­tante do Ins­ti­tuto, Ân­gela An­tunes, acre­dita que a troca de in­for­ma­ções entre a Se­cre­taria e o Ins­ti­tuto será es­sen­cial para o de­sen­vol­vi­mento da ati­vi­dade. “Para nós, é im­por­tante sub­meter o tra­balho à equipe da Se­cre­taria. Vamos em­pre­ender todo o es­forço para cons­truir uma re­lação de res­peito e efi­ci­ência”, com­pletou.

Meta - A meta do Go­verno do Es­tado para 2013 é al­fa­be­tizar mais de 250 mil pes­soas em todos os Ter­ri­tó­rios de Iden­ti­dade da Bahia. A rede co­la­bo­ra­tiva para a al­fa­be­ti­zação do Topa agrega pre­fei­turas, igrejas, sin­di­catos, as­so­ci­a­ções co­mu­ni­tá­rias, colô­nias de pes­ca­dores, co­mu­ni­dades qui­lom­bolas, ci­ganas e in­dí­genas, ter­reiros de culto afro, pre­sí­dios e uni­ver­si­dades.