quarta-feira, 3 de abril de 2013

Comitê avalia trabalhos inscritos no Prêmio Cosme de Farias

O Comitê do Prêmio Cosme de Farias se reuniu, nesta terça-feira (02/04), para avaliar os trabalhos inscritos na premiação, que reconhece as iniciativas que mais contribuíram para a redução do índice de analfabetismo com o programa Todos pela Alfabetização (Topa). No total, foram inscritos 65 experiências e ações desenvolvidos nas 3ª e 4ª etapas do Topa. Os primeiros colocados serão premiados durante a formatura do Topa, no dia 16 de abril, no Centro de Convenções.



A presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Teixeira, é membro do Comitê do Prêmio Cosme de Farias e acredita que premiação valoriza o trabalho que está sendo feito nos municípios, nas entidades, com os professores e coordenadores para a alfabetização das pessoas. “O Prêmio dá visibilidade a esse trabalho que é de muita participação social, não só dos poderes públicos, mas também da sociedade. Premiar é chamar a atenção das pessoas para a importância desse processo de alfabetização, que é conjunto”, explicou Ana Teixeira.



Serão premiadas ações nas categorias: Município, Entidade da Sociedade Civil, Alfabetizador, Coordenador de Turma e Tradutor Intérprete de Libras. O secretário da Central Geral dos trabalhadores do Brasil (CGTB), Max Cunha, ressalta a importância social do Topa e o incentivo dado pelo prêmio. “As entidades estão batalhando para desenvolver um bom trabalho. Os coordenadores, por sua vez, estão envolvendo a comunidade para alfabetizar. Envolvimento que extrapola a Educação e chega à questão social. O Topa deixa um grande legado para a comunidade que o recebe”, disse.


Alfabetização - O Topa já alfabetizou mais de 1,1 milhão de baianos. O resultado faz do Topa o maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do país. Nesta terça-feira (02/04), a Secretaria da Educação inicia inscrições para a 6ª etapa do programa. A meta é alfabetizar 250 mil pessoas.





Secretaria da Educação inscreve para a sexta etapa do Topa



As inscrições para a sexta etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) já foram abertas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Quem deseja aprender a ler e a escrever tem até o dia 20 de abril para se inscrever na Diretoria Regional de Educação (Direc) ou na Secretaria de Educação do seu município.

Depois de ultrapassar a marca de mais de 1,1 milhão de alfabetizados em toda a Bahia, a meta, agora, é alfabetizar mais 250 mil pessoas. Para fazer a inscrição no Topa, o interessado deve levar um documento de identificação, como carteira de identidade ou certidão de nascimento. O início das aulas está previsto para o mês de maio.

“Aconselho a todos que ainda não foram alfabetizados a se inscrever no Topa, um programa espetacular, que veio trazer luz para quem ainda não sabia ler e escrever na idade adulta”, incentiva Pedro Pereira da Silva, presidente da Associação dos Pescadores e Marisqueiros de Nazaré das Farinhas, uma das 488 entidades dos movimentos sociais e sindicais participantes.


Inclusão educacional

O Topa é o maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, criado pelo Governo do Estado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. A iniciativa visa garantir a essas pessoas oportunidades necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita, sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade.

“Por meio do Topa, fica assegurada a inclusão educacional dos baianos que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária e pessoas com deficiência”, afirma o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto. Ele recomenda a todos que desejam se alfabetizar a procurarem o programa, garantindo que a Bahia continue sendo o estado campeão de alfabetização do país.