quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Irecê: Uibaí se prepara para receber "Saúde em movimento"

A equipe de governo do município de Uibaí-BA, liderada pelo prefeito Pedro Rocha (PT) recebeu ontem no auditório da Câmara de Vereadores, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o gerente da 21ª Dires e secretários municipais de saúde do Território de Irecê, para encontro preparatório do Saúde em Movimento, que estará no município no período de 5 a 13 de janeiro.
Pedro Rocha ressaltou que o ato tem um significado extraordinário para a população que sofre com os problemas de visão. “Não é fácil, depois de dezenas de anos produzindo para a sociedade, as pessoas chegarem à idade mais avançada com problemas visuais. Nós estamos muito felizes em receber os profissionais e as pessoas de todo o nosso território para que possam fazer uso dos benefícios do programa e assim promover qualidade de vida”, avalia o prefeito.
AGENDA: O período de 5 a 11 será destinado aos procedimentos de triagem, consultas e exames e de 7 a 13, serão realizadas cirurgias de catarata.
LOCAL: O atendimento ocorrerá no PSF Sede 01 (centro de referência), localizado na Rua Abílio Machado, s/n.
PÚBLICO: Pessoas acima de 55 anos, ou que tenha catarata previamente diagnosticada pelos serviços de saúde do município de origem.
DOCUMENTOS: São necessários que os clientes possam dispor do Cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.
O PROGRAMA: De acordo com a assessoria de comunicação da Sesab, a população de mais 52 municípios baianos será beneficiada com o Estratégia Saúde em Movimento Oftalmologia. Em Uibaí, o programa fará atendimento com uma equipe composta por médicos, técnicos e assistentes, a pessoas com idade superior a 55 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e para alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Os pacientes serão submetidos a consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia. A clientela ainda receberá o colírio que deverá ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.
O Saúde em Movimento, estratégia iniciada em outubro de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, tem como objetivo levar ações de saúde as diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento, priorizando municípios com população inferior a 20 mil habitantes. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.

Fonte: http://jorgeluizfiqueinformado.blogspot.com/2012/01/irece-uibai-se-prepara-para-receber.html