sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto de Reciclagem - Produtos de Limpeza - Central - BA


O Projeto Produtos de Limpeza está sendo desenvolvido na cidade de Central, sendo promovido pela Secretaria de Educação de autoria da Gestora Local, a Sr Nercina Miranda Maciel e executado em todas as turmas do Programa TOPA.
A idealização do projeto deu-se da percepção de que a alfabetização vai muito além das atividades em sala de aula. Daí surgiu a idéia de elaborar um projeto que além de atender às necessidades educacionais de forma contextualizada, abrangendo diversas áreas do conhecimento, também supriria as necessidades básicas como higienização e geração de renda.
O projeto tem como objetivo a realização de pesquisas e estudos sobre produtos de limpeza de modo a conhecer os seus ingredientes, saberes populares, científicos, valores econômicos, armazenamento, conservação e cuidado com o meio ambiente.
Essa iniciativa nos orgulha, pois vemos que muitas turmas do TOPA estão atravessando as barreiras da sala de aula rumo ao conhecimento que está para além deste espaço. Percebemos que os alfabetizadores estão comprometidos com a aprendizagem não importando os métodos que utilizem para atingi-la. E os maiores beneficiados são mesmo os alunos do Programa, que estão aprendendo dentro e fora da sala de aula, algo que podem aplicar em suas vidas e até mesmo ser uma fonte de renda para muitos alunos carentes em sentido material.
Esperamos que todos que fazem parte deste Programa façam também experiências similares visando não só a aprendizagem, mais também a inclusão.