quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Governo pretende alfabetizar mais 1 milhão de baianos até 2014

A quarta etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) na Bahia, com início previsto para o mês de fevereiro de 2011, tem a meta de alfabetizar 300 mil pessoas com idades a partir de 15 anos. “Nos próximos quatro anos de Governo, mais 1 milhão de baianos devem estar alfabetizados”, prevê Francisca Elenir Alves, coordenadora estadual do Topa.
O anúncio foi feito durante a Reunião de Avaliação e Planejamento do Programa Topa na Bahia nesta quinta-feira (7), no Hotel Vila Velha, em Salvador. O encontro mobilizou os supervisores do Topa de todas as regiões do Estado. A coordenadora do Topa na Bahia também explicou que a Secretaria da Educação do Estado aguarda as turmas de 2010 concluírem o curso para fazer um balanço e saber se a primeira meta do Programa na Bahia, que também é alfabetizar 1 milhão de pessoas, foi alcançada. Segundo ela, o resultado será conhecido em março de 2011. “O nosso desafio é erradicar o analfabetismo no Estado”, frisou. Elenir Alves lembrou, ainda, que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2010, a Bahia foi o estado do nordeste que mais reduziu o analfabetismo. “E a contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar na qualidade do Programa que já está consolidado”, pondera . Sucesso - Supervisora do Topa na Diretoria Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus (Direc 4), Janaína Souza dos Santos, ressalta que o êxito do Topa está muito relacionado à sua proposta pedagógica que privilegia as especificidades dos estudantes. “É preciso entrar na realidade, na cultura deles. Só assim evitaremos a evasão. Por exemplo, os estudantes do campo precisam ter as épocas de plantio e de colheita respeitadas, senão eles abandonam os estudos nesses períodos”, lembra Janaína. A educadora se declara gratificada com trabalho nas turmas do Topa. “Muitos depoimentos eu até gravo, porque são marcantes demais. Meus alunos chegam contando que conseguiram ler o que estava escrito em uma placa e o nome do ônibus. Teve uma que chegou feliz porque já estava conseguindo ler a bíblia, que era o sonho dela. Essa é a nossa compensação”, conta Janaína. Sobre os números do Topa na Direc de Santo Antônio, ela é direta: “só fazem crecer.
Em 2007 foram 2.154 estudantes alfabetizados, em 2009 esse número pulou para 10 mil”, diz. Alfabetizadores - Os alfabetizadores do Topa são formados por instituições de ensino superior, com as quais a Secretaria da Educação do Estado mantêm contratos para a prestação do serviço. São elas: a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Federal de Santa Cruz (Uesc), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a Fcauldade Social da Bahia (FSBA), a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), a Faculdade de Ciências Educacionais (Face) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia Albert Einstein (Factae). Além de responderem pela formação dos alfabetizadores, essas instituições também são responsáveis pela formação dos coordenadores de turma, dos tradutores e dos interpretes de Libras. “A equipe das universidades acompanham todo o desenvolvimento do Programa e a aplicação do teste cognitivo, que é o nosso instrumento para avaliar a construção da base alfabética”, explica a coordenadora estadual do Topa, Elenir Alves.
O teste é aplicado em dois momentos: quando o estudante entra para o Programa e quando sai. Caso seja constatado que ele ainda não aprendeu, o Ministério da Educação (MEC) permite que se inicie o processo de alfabetização desse estudante mais uma vez