quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

TRABALHO DE CAMPO DOS ALUNOS DO TOPA DA ASSOCIAÇÃO VILA ESPERANÇA DE IRECÊ.

O IFBA – Instituto Federal da Bahia – Campus Irecê esta instalado na comunidade de Vila Esperança a qual foi inicialmente formada por casas populares e pessoas de baixa renda. A comunidade possui atualmente 75 alunos freqüentando as turmas do TOPA.

Os alunos da Professora Daiane e alunos da Professora Edna Abade acompanhados da Coordenadora Sonia Maria e do Vice Presidente da Entidade Cassiano Cássio realizaram uma visita ao IFBA de Irecê no dia 16 de outubro de 2010 com o objetivo de mobilizar os alunos e conscientizá-los da importância de avançar nos estudos.
Os alunos ficaram maravilhados com a estrutura física do núcleo de tecnologia e se sentiram bastante motivados com a possibilidade de que, uma vez alfabetizados pelo TOPA poderão passar para EJA e um dia estarem inseridos nesta modalidade de curso profissionalizante.
Os alunos do TOPA desta comunidade são na maioria formados por trabalhadores rurais e outros que trabalharam como pedreiros, serventes e marceneiros na obra de construção do Campus do IFBA em Irecê.
A Coordenadora Sonia Maria chamou a atenção dos alunos que trabalharam na construção do prédio, incentivando-os para que eles voltassem àquele espaço, não Adicionar imagemcomo operários, mas sim como estudantes. Ela citou um trecho da conhecida música “Cidadão”, do cantor Zé Ramalho, aproveitando para motivar os seus alunos, levando-os a crer que a realidade deles pode e deve ser diferente daquela da música a qual retrata uma antiga realidade.
Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem prá mim toda contente
"Pai vou me matricular"
Mas me diz um cidadão:
"Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar"

“A nossa realidade agora é outra, o nosso objetivo não é só ensinar-lhes a escrever seus nomes, mas sim dar-lhes a oportunidade de avançar seus estudos, entrar na EJA, fazer um curso técnico, fazer uma faculdade!” explicou a Coordenadora Sonia Maria.
E este é o sonho compartilhado por todos nós que contribuímos para fazer do TOPA um instrumento para garantir Dignidade e Cidadania para o nosso Povo!!!

VI Feira da Cultura do Município de Itapicuru "arte, cultura e cidadania".

O TOPA estava presente também nesta festa de cultura