sábado, 21 de maio de 2011

Moradores do Calabar contam com Sessão Topa de Cinema

A comunidade do Calabar, em Salvador, está convidada para a Sessão Topa de Cinema. O evento, organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, vai ser realizado na terça (24/05) e quinta-feira (26/05), às 18 horas. A ideia é chamar a atenção dos moradores do local para o encerramento das inscrições do programa Todos pela Alfabetização (Topa) no bairro, que será no próximo dia 30. As incrições podem ser feitas na Base Comunitária do Calabar e no Núcleo de Direitos Humanos do Camarão.

A chegada do Topa no Calabar faz parte do desafio lançado pelo governador Jaques Wagner no mês de maio aos moradores da localidade e do bairro Alto das Pombas para erradicar o analfabetismo. A Associação Sociedade Beneficente Recreativa do Calabar assinou o termo de adesão ao Topa e está fazendo um trabalho de mobilização junto às famílias para que participem do programa. Os interessados devem comparecer aos postos munidos de CPF e comprovante de endereço.

Exibição - Na terça, o evento acontece na Igreja Batista Monte Sião, no Camarão. Já na quinta, vai ser realizado na Base Comunitário do Calabar. O filme escolhido para a ocasião foi o longa-metragem Narradores de Javé, que conta com Gero Camilo e José Dumont no elenco. A história é dirigida por Elliane Caffé e mostra a história de um município que está prestes a desaparecer com a instalação de uma usina hidroelétrica. Para evitar o dano, os moradores de reúnem para elencar os acontecimentos heróicos que aconrteceram na localidade. Ao final da sessão, vai ser servido lanche aos presentes.

Educação de Jovens e Adultos - O Topa vem se somar às ações afirmativas que o Governo da Bahia vem desenvolvendo na região. Na área de Educação, já está acordado com a comunidade a realização de cursos preparatórios para Educação de Jovens e Adultos, voltados para aqueles que ainda não concluíram a escolarização. Cursos destinados à certificação de conclusão da Educação Básica, através dos exames CPA (Comissão Permanente de Avaliação), Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos). As inscrições para os cursos preparatórios também estão abertas a partir desta segunda-feira, 9 de maio, nos mesmos locais de inscrições para o Topa.

Topa em números - De 2007 até o momento, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já beneficiou 936 mil pessoas em todo o Estado, graças à parceria das prefeituras e das entidades dos movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. A meta do governo é alfabetizar mais um milhão de pessoas nos próximos quatro anos.