domingo, 17 de janeiro de 2010

Saúde em Movimento em Itapetinga


Os mais de 65 mil moradores do município de Itapetinga estão sendo beneficiados, nesta terça-feira (12), no colégio José Octávio Curvelo, com o programa “Saúde em Movimento”, do Governo do Estado. A cidade é a primeira, este ano, a receber o programa que leva atendimento oftalmológico aos municípios baianos. Somente nos primeiros dias foram realizados mais de seis mil procedimentos e a expectativa é de que até o dia 22 deste mês de janeiro cerca de 30 mil pessoas sejam consultadas.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do povo baiano. “Estamos aqui com este programa garantindo às pessoas não somente o acesso a educação, mas também uma melhor qualidade de vida. Eles entram aqui sem enxergar direito e saem vendo tudo nitidamente. Com isso, podem aprender melhor durante as aulas do TOPA (Todos Pela Alfabetização). No ano passado foram realizados quase 100 mil atendimentos e ver estas pessoas saindo satisfeitas é a minha maior obra”, falou.

Dentre os beneficiados estão dez pessoas da família de dona Anelice Souza. Foram quatro sobrinhos, quatro irmãos, ela e o filho de seis anos que passaram pela cirurgia de catarata. Agora, após o procedimento cirúrgico, estão enxergando um mundo novo. “Eu já estava cega do olho esquerdo por conta da catarata. Meu filho de seis anos também tinha a doença e era ruim para mim ver meu filho assim. Mas, agora, graças a Deus está todo mundo bem”, falou.

O lavrador João Damasceno também operou. Vítima, há um ano e meio, da catarata, ele só sentiu a necessidade de tratar a doença depois que ingressou nas aulas do TOPA. “Eu não enxergo na sala de aula. As letras ficam embaralhadas e minha vista arde. Então eu percebi que precisava operar para continuar a aprender a ler e escrever”, declarou antes de fazer a operação.

Após cinco minutos, seu João saiu da sala de cirurgia vendo tudo a seu redor de outra forma. “Agora eu to enxergando tudo. Enxergo a enfermeira direito, as letras e na sala de aula vai ficar bem melhor”, comemorou.

A cirurgia de catarata é um dos serviços oferecidos pelo “Saúde em Movimento”, programa voltado preferencialmente aos alunos do TOPA. O mutirão itinerante conta com uma equipe de 70 médicos, que realizam consultas, exames e cirurgias gratuitas. Outro benefício oferecido é a doação de óculos a quem tem miopia. Dona Pedrina Souza é uma dessas pessoas e aproveitou a oportunidade para garantir logo seus óculos. “Eu escolhi esse óculos aqui, azulzinho, porque é mais bonito. Antes era ruim para enxergar agora eu vou ver tudo direitinho”, disse.

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/01/12/governo-do-estado-leva-saude-urbanizacao-e-agua-a-itapetinga-1