terça-feira, 4 de outubro de 2011

Prefeitura de Pindaí em parceria com o TOPA realiza entrega de óculos

Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro de 2011 representantes
da Secretaria de educação juntamente com a equipe do programa TOPA em Pindaí, reuniram-se no salão paroquial para cerimônia de entrega dos óculos aos alunos do TOPA outrora contemplados pelo programa de atenção oftalmológica.

Em seu pronunciamento a secretária de educação Eliara Cristina agradeceu a todos que contribuíram para culminância de todas as etapas do programa, frisando a importância do mesmo no processo educacional dos munícipes que por motivos específicos não obtiveram oportunidade de alfabetização em outros tempos, por fim afirmou ‘’nunca é tarde para construir conhecimento’’ e parabenizou os alunos pelo esforço e determinação.

A cerimônia finalizou-se com a exposição de vídeos relatando depoimentos verídicos dos benefícios proporcionados pelo programa na vida de estudantes em diversas cidades do Brasil.

O TOPA - Todos Pela Alfabetização é um Programa do Brasil Alfabetizado de fortalecimento da alfabetização, favorecendo o acesso à educação da população de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de freqüentar a escola. O programa desenvolve-se em parceria com estados, municípios, instituições de ensino superior e organizaçõesda sociedade civil. A Prefeitura Municipal de Pindaí já participou das 4 Etapas oferecidas pelo programa e já está se empenhando para aderir à 5ª Etapa.

Além de alfabetização o programa TOPA também oferece Atenção Oftalmológica que é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde SESAB em parceria com a Prefeitura, que consiste em oferecer consulta, fornecimento de óculos e encaminhamento para intervenções de maior complexidade, com o objetivo dos alunos terem melhores condições visuais para se alfabetizarem.

No total foram entregues 50 óculos pela coordenadora Lucinéia Santana e a Secretária de Educação Eliara Cristina, os óculos eram entregues após uma avaliação oftalmológica feita por especialistas onde o aluno escolhia a cor e o designe estrutural do mesmo. Esboçando grande alegria os alunos beneficiados comemoraram e já assinaram o termo de recebimento utilizando os novos óculos.

Fonte: http://www.tribunapopulargbi.com.br/?lk=4&id=13467



Barreiras e Microregião de Ibotirama recebem o Saúde em Movimento

Começa nesta quarta-fera (5) mais uma etapa da estratégia Saúde em Movimento.
Desta vez, o público alvo serão pessoas com mais de 60 anos do município de Barreiras e microregião de Ibotirama, compreendendo os municípios de Barra, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Ibotirama, Ipupiara, Morpará, Muquem do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos e Paratinga. Assim, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), beneficiará uma população de 29.558 pessoas dentro da faixa etária indicada, que necessitam de consulta oftalmológica ou cirurgia de catarata.

De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Almeida que também é diretora de Controle da Superintendência de Gestão de Sistemas de Regulação da Sesab, o programa acontece no período de 5 a 12, sendo que as cirurgias começam a ser realizadas a partir de sexta-feira (7).

Serão disponibilizadas três mil consultas sendo mil para alunos do Programa TOPA (Todos Pela Alfabetização), duas mil consultas para usuário SUS acima de 60 anos e mil cirurgias de catarata. Os pacienetes realizaram todos os exames relacionados à cirurgia oftalmológica ou cirurgia de catarata, além do colírio que deverá ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-hoperatório, para todos os pacientes submetidos à cirurgia de catarata.

O Saúde de Movimento, estratégia iniciada em outubro de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, atravéz da Sesab, tem como objetivo levar ações de saúde as diversas regiões do interior do Estado necessitadas deste tipo de atendimento. Nesta nova etapa, já foram realizados atendimentos em Teixeira de Freitas, Santa Cruz de Cabralia e Luis Eduado Magalhães.

Fonte: http://www.novoeste.com/index.php?page=destaque&op=readNews&id=1202&title=Barreiras-e-microrregiao-de-Ibotirama-recebem-o-Saude-em-Movimento