segunda-feira, 14 de junho de 2010

Concluída Formação Inicial do TOPA etapa 2010



Entre os dias 07 e 11 de junho, no transbordo central em Feira, quatro ônibus aguardavam alfabetizadores e coordenadores do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização, de 21 municípios sob a jurisdição da Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – DIREC 02, que seguiam para a última semana da Formação Inicial do TOPA, etapa 2010.


Com seus livros e apostilas distribuídos durante os dias do curso, o ônibus era um local propício para socialização entre os participantes. Enquanto as avenidas iam se revezando durante o percurso até a Universidade Salvador – UNIFACS, local onde aconteceu o encontro, ouvia-se ora aqui, ora ali, por entre os corredores do veículo, os assuntos abordados no curso. Funcionamento e princípios do TOPA, diversidade racial e cultural, o método Paulo Freire e planejamento,foram alguns deles, que mesclavam com as novidades surgidas durante a convivência do grupo no mesmo hotel - para àqueles de outros municípios.


Na sexta-feira, dia um tanto chuvoso, ao retornar ao transbordo central, enquanto um vento frio insistia em invadir as janelas do ônibus, a certeza comum entre seus ocupantes: o desafio a partir dali, de ser mediadores do processo de domínio da escrita, leitura e oralidade, como instrumento para a inclusão social dos seus alfabetizandos.

Abertura
Diante dos olhares atentos dos participantes e da equipe de professores instrutores, o evento de abertura para os trabalhos da semana contou com a presença da supervisora regional do TOPA, Valdeci Mamona Passos, da pró-reitora Maria Helena da Rocha Besnosik, de Irani Menezes e demais representantes da pró-reitora de Extensão da Universidade de Feira de Santana –UEFS, instituição local incumbida pelos projetos pedagógicos, dos planos de capacitação e de acompanhamento do TOPA.






.
O momento lúdico cultural ficou a cargo da jovem Mitsuyana , professora de dança do ventre em várias instituições da cidade.












Fonte:
http://www.direc02.blogspot.com/