sexta-feira, 18 de março de 2011

Todos pela Alfabetização: aberta seleção de professores-formadores para Topa


A UNEB está com inscrições abertas − até o dia 21 de março − para a nova seleção de professores-formadores que vão atuar no programa Todos pela Alfabetização (Topa), do governo estadual.

Estão sendo disponibilizadas 100 vagas (cadastro complementar) para docentes licenciados em letras e pedagogia, com experiência comprovada em formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos. A bolsa-auxílio é de R$ 60 horas-aula.

Para concorrer, os interessados devem enviar pelos Correios (via Sedex) ficha de inscrição e cópia dos documentos solicitados para o endereço especificado no edital do processo seletivo.

Os docentes selecionados, que se somarão aos professores aprovados na última seleção, vão participar da formação inicial e continuada dos alfabetizadores do programa, também dos tradutores e intérpretes da língua brasileira de sinais (Libras) e dos coordenadores de turmas.

“A universidade é responsável pela formação de mais de nove mil alfabetizadores, tradutores, intérpretes e coordenadores que estão lecionando no Topa em 131 municípios”, explica Maria José Lins, coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), setor vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade e responsável pela seleção.

O programa é uma iniciativa da Secretaria estadual da Educação (SEC) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com as quatro universidades estaduais – UNEB, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) –, e com as prefeituras dos municípios beneficiados.

“Com apoio da comunidade acadêmica baiana realizamos o programa a mais de quatro anos, e a UNEB é hoje uma das maiores responsáveis pela redução dos índices de analfabetismo no estado”, destaca a pró-reitora Adriana Marmori (Proex).

O resultado da seleção deve ser publicado até o dia 24 de março. Os aprovados receberão um curso de formação com duração de 20 horas-aula.

Criado em 2007, o Topa já é reconhecido como o maior programa de alfabetização do país. Presente em 407 municípios baianos, a meta para este ano é alfabetizar 300 mil jovens e adultos.
Informações: Neja/Proex – tels. (71) 3461-1898 e 3462-0093.


Danilo Oliveira
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

FONTE: http://www.uneb.br/2011/03/17/todos-pela-alfabetizacao-uneb-seleciona-100-professores-formadores-para-o-topa/