segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mutirão na DIREC 6


O Programa Todos Pela Alfabetização (Topa) realizará mutirão de cidadania, em Ilhéus, para atender às turmas de alfabetizandos, na área de abrangência da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6), que inclui além da sede os municípios de Uruçuca, Arataca, Santa Luzia, Una, Canavieiras, Itacaré e Mascote. O programa da Direc-6 tem supervisão geral da educadora Lucia Helena Messeder. Uma reunião preparatória foi realizada nesta quarta-feira (29) em parceria com a coordenadora do Topa da Unime-Itabuna (instituição de ensino superior formadora de alfabetizadores), Graziela Ninck, para captar e orientar colaboradores para o evento.

Entre as entidades convidadas a formar o banco de serviços gratuitos, disponíveis ao público alvo, estão: Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), 6ª. Diretoria Regional de Saúde (DIRES), Ministério Público, Serviço de Assistência ao Cidadão (SAC), Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde, Circunscrição do Serviço Militar (18ª. CSM), Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (GAPA), Batalhão de Polícia Militar (2º. BPM), Hospital de Olhos Beira Rio (Itabuna), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O mutirão está agendado para o dia 05 de setembro, em dois turnos, no Colégio Estadual de Ilhéus.

Oficinas – outras ações de educação para a cidadania já vêm sendo desenvolvidas pela equipe do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa). Oficinas de Serviço Social e Direito, realizadas em julho, beneficiaram alfabetizandos dos bairros Hernani Sá, Nossa Senhora da Vitória e Manbape. A ação foi resultado de mais uma parceria entre Direc-6 e Unime-Itabuna. Em pauta, direitos do cidadão em situações do cotidiano - como casos de violência contra o idoso e a mulher - para que os alunos do programa possam ter, além da aprendizagem formal em sala de aula, uma melhor qualidade de vida fora da escola.

Fonte: http://www.jornalbahiaonline.com.br/index.asp?noticia=2011