terça-feira, 22 de março de 2011

Prefeitura de Vitória da Conquista inicia quarta etapa do Topa


J
á começou, em Vitória da Conquista, a quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Um grupo de 225 alfabetizadores participa das atividades no polo conquistense da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sediado na Escola Estadual Maria Viana. As aulas da nova etapa serão iniciadas nesta segunda-feira, 21, devendo durar até o final de novembro.


Aproximadamente 2.500 alfabetizandos participam do curso, cumprindo uma carga horária semanal de oito horas. São jovens a partir dos 14 anos que, por diversos motivos, não puderam estudar normalmente e apresentam defasagem entre série e aprendizagem, além de não poderem estudar durante o dia por conta do trabalho. A grande maioria é formada por trabalhadores rurais. “A proposta do programa é que eles se matriculem na rede de ensino regular, assim que concluiram a formação do Topa”, explica Regina Lima, da Assessoria de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação.

O alfabetizando pode ser qualquer pessoa que tenha disponibilidade para trabalhar de forma voluntária na alfabetização dessas pessoas. Recebe uma bolsa de R$ 250, a fim de cobrir os gastos que se fizerem necessários. Eles devem arregimentar pessoas que tenham interesse em alfabetizar-se e formar turmas de dez a quinze alunos. Como salas de aula, podem servir igrejas, escolas, sedes de associações, etc. Quinzenalmente, os alfabetizadores encontram-se com os coordenadores em reuniões para planejamento, estudo e formação. Cada coordenador se responsabiliza por dez turmas.

ATIVIDADES – A programação foi iniciada com uma rápida cerimônia de abertura, em que os alfabetizadores receberam as boas vindas do secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes. Em seguida, eles acompanharam uma palestra, ministrada pelas professoras Arlete Dória e Silvânia Brito, pós-graduandas em Educação para Jovens e Adultos, que tratou de assuntos referentes a essa modalidade de ensino. A programação matutina foi concluída com oficinas sobre alfabetização e letramento, ministradas por coordenadores do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. No período da tarde, houve nova oficina, desta vez sobre a importância do planejamento. Em seguida, passou-se ao planejamento propriamente dito.

Criado pelo Governo Estadual, e mantido em parceria com a Prefeitura Municipal, o Topa foi implantado em Vitória da Conquista em 2007. Desde então, quase nove mil pessoas já foram alfabetizadas pelo programa.