quinta-feira, 20 de maio de 2010

Wagner visita o "Saúde em Movimento" em Riachão do Jacuípe

Acompanhado do secretário de Saúde Jorge Solla, Wagner foi ao Hospital João Campos, onde estava acontecendo o atendimento do programa.

O governador Jaques Wagner, esteve na manhã de terça-feira (18) na cidade de Riachão do Jacuipe para acompanhar de perto a 10ª edição do Programa Saúde em Movimento, que até o último domingo (16), já havia atendido 11,7 mil pessoas e realizadas 1.696 cirurgias de catarata e outras 2.483 de pterígio. "Fico muito emocionado todas as vezes que acompanho o Saúde em Movimento porque vejo a alegria das pessoas ao serem beneficiadas com essas ações", disse o Wagner.

Ele disse também que fica feliz ainda quando conhece um aluno do Topa, que tinha dificuldade de aprender por causa de algum problema na visão, e voltou a ler e a escrever.

Entenda o programa - Mais de 170 mil pessoas já foram atendidas pelo programa, que prioriza alunos do Todos Pela Alfabetização (Topa) e pessoas com mais de 60 anos. O programa conta com uma equipe composta por 170 profissionais, entre atendentes, enfermeiros, instrumentistas e médicos. São prestados serviços na área oftalmológica, o que inclui 49 tipos de procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.

Sem cortes e sem pontos. É como a cirurgia de catarata, realizada pelo Programa Saúde em Movimento, tem ajudado muita gente a voltar a enxergar.

Há dois anos com a doença no olho direito, a dona de casa Acelina Antonia, 69 anos, que participou da 10ª etapa, em Riachão do Jacuípe, na terça-feira (18), demonstrava tranqüilidade ao aguardar a sua vez. "Estou bem. Um pouco ansiosa, porque estou louca para voltar a enxergar. Antes, eu costurava, lia tudo. Agora, vejo tudo nublado, nem consigo ver direito o rosto das pessoas".

Já na sala de cirurgia, Acelina recebe a atenção do médico especialista, que a orienta sobre como se proceder durante o procedimento. Enquanto isso, os enfermeiros preparam a paciente e a colocam na cadeira de cirurgia. Com muito cuidado, a cirurgia vai sendo realizada. Toda catarata é sugada e, aos poucos, o olho fica livre da doença.

O último passo e um dos mais importantes é a colocação da lente de contato de silicone no cristalino ocular, facilitando que o beneficiado volte a ver novamente. Todo procedimento cirúrgico dura apenas cinco minutos. Após a cirurgia, dona Acelina, sorridente, saiu emocionada. "Que Deus ilumine a todos estes médicos. Parece milagre. Já consigo ver bem melhor e tenho certeza que em uma semana volto a costurar novamente".

Nesta décima etapa, mais de 13 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Saúde em Movimento, do Governo da Bahia, sendo realizadas até o momento mais de três mil cirurgias de pterígio (carne no olho) a exemplo do vereador Ninho e duas mil de cataratas. A comerciante Marizete da Silva, 49 anos, foi submetida à cirurgia para a retirada da "carne no olho", que durante 15 anos prejudicou sua visão. Era para eu ter feito a cirurgia há mais de 10 anos, mas não tinha como pagar. Até que todo o olho esquerdo foi encoberto pela carne. Agora que surgiu esta oportunidade, agarrei. "Não pude deixar passar", disse Marizete.

Para ser um dos beneficiados por um dos 49 tipos de procedimentos oftalmológicos oferecidos pelo programa, o paciente precisa estar munido com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a identidade.

O programa atende prioritariamente os alunos do Todos pela Alfabetização (Topa) e cidadãos com idade a partir de 60 anos. Para os alunos matriculados no Topa, o acesso se dá por meio da Secretaria Estadual da Educação, que mobiliza e encaminha os alfabetizados. Já para a população geral, o agendamento é feito pelo serviço Sesab Atende (0800-724-6565).

Meta é chegar a 200 mil atendimentos - Desde que o programa Saúde em Movimento foi iniciado no estado, mais de 170 mil pessoas foram atendidas. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a meta é beneficiar mais de 200 mil pacientes até o final deste mês. No total foram realizadas 22.310 cirurgias de catarata e 27.874 de pterígio, além de exames diagnósticos, nos 10 municípios por onde o programa se instalou.

Além de Riachão do Jacuípe, as ações de saúde itinerante passaram por Mortugaba, Caetité, Ituaçu, Itapetinga, Gandu, Miguel Calmon, Iraquara, Itagi e Rui Barbosa, atendendo também moradores de cidades adjacentes.

Fonte: http://www.calilanoticias.com/v2/