terça-feira, 5 de abril de 2011

UNEB e SEC assinam convênio para 4ª etapa do Todos pela Alfabetização

A UNEB reafirmou sua participação no desafio de reduzir os índices de analfabetismo no estado em reunião realizada hoje (4), na Secretaria estadual da Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Em encontro com o titular da SEC, Osvaldo Barreto, o reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, e a pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori, assinaram o convênio da quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa), do governo do estado. “Nossa universidade vai se empenhar mais uma vez para que os índices de analfabetismos no estado cheguem próximo a zero, seja capacitando cada vez mais alfabetizadores para esse importante programa, seja qualificando docentes da educação básica em outras ações”, destacou o reitor Valentim.

Para Osvaldo Barreto, sem a universidade não seria possível alcançar sucesso no programa. “Agradeço aos nossos parceiros pelo empenho na qualificação dos alfabetizadores, porque sabemos o quanto é importante garantir a qualidade da educação oferecida pelo Topa”, ponderou. A UNEB é responsável pela formação de mais de nove mil professores, entre alfabetizadores, tradutores, intérpretes e coordenadores que estão lecionando no Topa em 103 municípios da Bahia.

No último mês de março, a instituição abriu seleção para 100 novos docentes licenciados em letras e pedagogia. Os aprovados vão participar de curso de formação para atuarem nesta quarta etapa do programa. De acordo com Adriana Marmori, uma das maiores preocupações da UNEB é com o perfil do alfabetizador do programa. “Temos que ter um olhar cuidadoso com os professores do Topa, procurando sempre a capacitação daqueles que vão ensinar a um público diferenciado, que nunca esteve em uma sala de aula”, lembrou Adriana. Participaram também da reunião, a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves, e gestores das outras três universidades estaduais e outras instituições de ensino superior que também são parceiras do governo do estado no programa.

Criado em 2007, o Todos pela Alfabetização já é reconhecido como o maior programa de alfabetização do país, com cerca de 751 mil alfabetizados. Presente em 407 municípios baianos, a meta para este ano é alfabetizar 300 mil jovens e adultos.

Fonte: http://www.uneb.br/print/2011/04/04/uneb-e-sec-assinam-convenio-para-a-quarta-etapa-do-todos-pela-alfabetizacao/