terça-feira, 7 de julho de 2009

Caravana da Educação em Cachoeira - DIREC 32



Mil cento e cinqüenta alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) vão receber atendimento oftalmológico na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, que passa a integrar o Programa de Atenção Oftalmológica, resultado de uma parceria das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab).
As atividades da Caravana da Educação foram realizadas no dia 01/07, durante todo o dia, no Colégio Estadual de Cachoeira, para promover a integração entre os órgãos da SEC, visando a melhoria do atendimento à comunidade e o fortalecimento dos órgãos locais de educação (Direc e escolas), numa perspectiva de gestão descentralizada.
Para o representante dos movimentos sociais, Teobaldo Miranda, o Topa tem sido muito importante para o desenvolvimento da região, pois, além de educar, traz agora a assistência oftalmológica, que também é relevante para o processo educacional.
"É um estímulo para que as pessoas estudem, pois com a idade a visão falha, e esta ajuda irá levantar ainda mais a autoestima e o gosto pelos estudos", declarou Miranda.
Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felipe, Manoel Santos, ressaltou que a procura pelo Topa irá aumentar, pois resolverá o problema de muita gente.
Saúde ocular – Além de oferecer consultas, óculos e encaminhar os alfabetizandos para intervenções de maior complexidade em oftalmologia, o programa visa propiciar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado e, conseqüentemente, melhoria do rendimento dos alfabetizandos e redução das taxas de evasão. A fase inicial já atende a alfabetizandos de 36 municípios.
Um levantamento realizado na primeira etapa do Topa apontou que a maioria dos participantes tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler. Também constatou que a média de rendimento familiar per capita é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos.
FONTE: Diário Oficial 2/07/2009. Pag: 7