quinta-feira, 2 de maio de 2013

Topa inicia atividades da sexta etapa nesta terça-feira


  O programa Todos pela Alfabetização (Topa) inicia a sua sexta etapa na próxima segunda-feira (06/05). Para preparar coordenadores de turma, alfabetizadores e representantes de movimentos sociais de Salvador e da Região Metropolitana, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta terça-feira (30/04), no edifício sede do órgão, um encontro para apresentação e alinhamento das ações do programa nesta nova etapa. Os novos profissionais tiveram a chance de conhecer a iniciativa mais de perto, en­quanto que alfabetizadores mais antigos socializaram informações.
  “Esta reunião funciona justamente como um início das atividades para esta sexta etapa. O nosso objetivo central é esclarecer dúvidas e levantar questões pedagógicas e de funcionamento do Topa, fazer um planejamento com estes alfabetizadores, coordenadores e representantes de movimentos sociais, que são peças de grande importância para o sucesso do programa”, disse Francisca Elenir Alves, coordenadora do Topa.
 Os novos integrantes não deixavam de elogiar. “Trabalhar com aqueles que não sabem ler e escrever é maravilhoso, pois podemos contribuir para o crescimento dessas pessoas. E esta reunião está sendo relevante para discutir idéias para o programa”, disse a alfabetizadora Maria do Carmo Santiago, de Salvador.
 
 Sucesso – Mais de 1,1 milhão de pessoas já foram alfabetizadas pelo Todos pela Alfabetização (Topa). Maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do País, o Topa visa garantir a essas pessoas oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita. Ao criar o programa, o Governo do Estado da Bahia assegura a inclusão educacional dos baianos que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária, ciganos e pessoas com deficiência.
Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade.


Convite da DIREC 30 - Guanambi