quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Projeto Dia D de Atividade Física na Terceira Idade



O Programa Barra do Choça Alfabetizada realizou no último domingo, 16 de outubro, no Ginásio de Esportes de Barra do Choça, a segunda edição do Projeto Dia D de Atividade Física na Terceira Idade. A atividade teve como objetivo incentivar a melhoria na qualidade de vida do idoso, por meio de atividades físicas que elevem a autoestima, saúde e bem estar geral.

O evento contou com a presença de mais de 500 participantes, dentre alunos do Programa Brasil Alfabetizado/TOPA, EJA, CRAS e pessoas da comunidade, que estiveram envolvidas diretamente nas atividades do projeto.

O “Dia D” foi iniciado com a oração ministrada pelo Dr. Marcos Cajazeira, seguido pelo Gestor do Programa Ivanilton Brito e pelas autoridades Marcos Viana, Secretário de Educação, Oberdam Rocha, Prefeito Municipal e Saturnino Barbosa, diretor do CEBC.Na oportunidade foram realizados diversos atendimentos e atividades, como: aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem, altura e IMC na Tenda da Saúde; palestra com o tema Atividade Física na Vida do Idoso; café da manhã; corte de cabelo masculino e feminino, escova de cabelo e maquiagem na Tenda da Beleza; assessoria jurídica com o Advogado Ezequiel Barberino Alves, sorteio de brindes e de uma bicicleta.

De acordo com Ivanilton Brito, Gestor do Programa Barra do Choça Alfabetizada, o projeto Dia D Atividade Física na Terceira Idade representa a continuidade de um trabalho consolidado pelo programa de alfabetização de Barra do Choça através dos programas TOPA e Brasil Alfabetizado. “Este projeto, iniciado em 2010, se firma no calendário municipal como evento referência voltado para a saúde do idoso”, afirmou. Segundo ele, nos últimos, os programas trouxeram benefícios e oportunidades aos cidadãos da sede e da zona rural do município.

Para a realização deste projeto, foi necessária a mobilização e o envolvimento de diversos profissionais e parceiros. Um exemplo foram os alfabetizadores do Programa, coordenadores e profissionais em educação física do Projeto Esporte na Escola. Também contou com a colaboração de cabeleireiros, manicures da Escola de Cabeleireiros Daniela Andrade.

Outro segmento importante foram os profissionais da saúde, nutricionista e educador físico da Secretaria de Saúde. Completou o grupo de apoiadores os integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Barra do Choça, além de outros voluntários. Segundo o coordenador Ivanilton Brito, todos atuaram como de forma direta para a realização do evento.