sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ações desenvolvidas pelo Topa serão apresentadas em evento internacional



A experiência de formação de educadores para ensinar jovens, adultos e idosos a ler e escrever, entre outras ações do programa Todos pela Alfabetização (Topa), do Governo da Bahia, serão apresentadas na Reunião Técnica Internacional sobre Alfabetização nessas faixas etárias, que acontecerá em Brasília, nos dias 4 e 5 de junho.

O evento é organizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O propósito é criar um espaço também para troca de informações técnicas e discussão sobre os modelos, metodologias, estratégias de continuidade.

“O foco da nossa apresentação será as ações e monitoramento do programa. Existem trabalhos que apenas são realizados por nós“, destaca a coordenadora do Topa e representante da Secretaria da Educação no evento, Elenir Alves.  Criado em 2007, o programa já alfabetizou 913 mil baianos até 2011, trabalhando ob a perspectiva de que este é “um direito do cidadão e que não prescreve com a idade”.

Em sua quinta etapa, o programa está presente em 366 municípios, por meio da parceria de 246 prefeituras e 575 entidades dos movimentos social e sindical, totalizando 220 mil pessoas matriculadas.

Autoestima – Coordenadora de turmas do Topa, Anaci Rosalvo Ribeiro de Miranda é uma das entusiastas do programa. “Ele incentiva e eleva a autoestima dos educandos”, diz a alfabetizadora, que tem orgulho em contar a história de uma aluna de 47 anos que, mesmo desacreditada pela família, fez questão de aprender a ler e escrever. “A maior vontade dela era fazer a árvore genealógica da família para que os netos conhecessem os antepassados. Com isso, até o marido se empolgou e passou a estudar também”.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo. O programa Topa está entre os três ganhadores da última edição do Prêmio Darcy Ribeiro, realizada no ano passado.
Concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura e a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o prêmio reconhece instituições ou entidades que têm trabalhos ou ações destacadas em defesa e promoção da Educação no Brasil. Além do Topa, foram selecionados a Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e o Instituto Guga Kuerten, em Santa Catarina.

Fonte:  http://lidernoticias.com/?p=4505