quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alfabetizados do Topa vão receber livros em casa para estimular leitura


Estado campeão em alfabetização, a Bahia é referência nacional. Lançado em 2007, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já beneficiou 500 mil pessoas. Com a intenção de consolidar o processo de aprendizagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está fornecendo 30 mil livros para esses alfabetizados.

A ação integra o projeto Leitura para Todos e objetiva estimular o hábito da leitura nos jovens, adultos e idosos egressos do Topa. O lançamento do projeto aconteceu ontem, no auditório dos Correios, na Pituba, com a entrega simbólica de obras literárias de diversos gêneros e linguagens pelo governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Educação, Oswaldo Barreto.

Via Correios – O governo da Bahia começou, no fim de semana passado, a distribuição dos livros, que estão sendo enviados pelos Correios às casas dos alfabetizados do Topa. Nessa primeira etapa, serão contemplados os alfabetizados de 60 municípios, mas a meta é atender a todos os alfabetizados pelo programa no estado.

Cada alfabetizado do Topa receberá em sua casa um livro da coleção do Ministério da Educação, juntamente com uma carta-resposta com postagem paga, onde devem escrever suas impressões sobre o conteúdo lido. Em seguida, deve enviá-la para a Secretaria da Educação. A coleção do MEC é resultado de um concurso nacional realizado em 2005 e é composta por dez livros com poesia, conto, crônica, novela, peça teatral, tradição oral e biografias.