segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem do TOPA ao Dia Internacional da Mulher


Tão importante quanto mensagens comemorativas para as mulheres no Dia Internacional da Mulher é elas conhecerem sua própria história de luta.


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Há 100 anos a socialista alemã Clara Zetkin propôs durante a 2ª Conferencia Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, na Dinamarca, a criação de um Dia Internacional da Mulher, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Havia alguns anos, diferentes datas eram marcadas por jornadas de luta feminista, organizadas sobretudo em torno da defesa do voto feminino e da denúncia contra a exploração e a opressão sofrida pelas mulheres. A partir daí, as comemorações começaram a ter caráter internacional.
Um século se passou e hoje, em todo o mundo, o dia 08 de março, data de comemoração e afirmação das mulheres para autonomia e liberdade.
Em 1914, ele foi comemorado, pela primeira vez, em 8 de março, na Alemanha. Mas é a ação das operárias russas, no também dia 8 de março de 1917, precipitando o inicio das ações da Revolução Russa – a razão mais provável para a fixação desta data como Dia Internacional da Mulher.
Documentos de 1921, da Conferencia Internacional das Mulheres Socialistas, revelam a proposta de tornar o 8 de março como data oficial. A partir de 1922, a celebração internacional é oficializada neste dia. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Parte dessa história se perdeu nos grandes registros históricos, mas fez parte do passado político das mulheres e do movimento feminista de origem socialista no começo do século. Numa era de grandes transformações sócias, o Dia Internacional da Mulher transformou-se no símbolo da participação ativa das mulheres para transformarem a sua condição e a da sociedade como um todo.