quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mutirão Oftalmológico para o TOPA

Mutirão oftalmológico atenderá mais de 12 mil alfabetizandos do Topa

Expectativa é que sejam realizadas cerca de 1.000 consultas diárias, incluindo cirurgias de catarata e presbiopia

O município de Mortugaba vai ser palco de um mutirão oftalmológico para atender mais de 12 mil alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa).
Parceria entre as secretarias da Educação (SEC) e da Saúde do Estado (Sesab) com o Centro Avançado de Oftalmologia, os atendimentos fazem parte do projeto Saúde em Movimento e serão realizados deste sábado até dois de novembro, no Centro Comunitário de Mortugaba, das 7 às 16h.
Os beneficiários devem portar o número do cadastro no Sistema Brasil Alfabetizado/Topa, documento de identificação ou a carteira nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
A expectativa é que sejam feitas 900 consultas diárias e outros 58 procedimentos oftalmológicos, incluindo cirurgias eletivas, dentre elas catarata e presbiopia. Participam desta primeira ação 22 municípios da Bahia e 12.238 alfabetizandos.

Óculos - Um levantamento realizado na primeira etapa do Topa apontou que a maioria dos alunos tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler.
Também constatou que a média de rendimento familiar per capita dos alfabetizandos é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos.
O Saúde em Movimento é um projeto do Governo do Estado, que pretende percorrer as microrregiões do Estado da Bahia para realizar atendimento aos alfabetizandos matriculados no Topa. Mais informações no telefone (71) 3115-1361.

Fonte: Diario Oficial 24 de outubro de 2009