terça-feira, 29 de maio de 2012

Saúde em Movimento realiza cirurgias de catarata na Chapada Diamantina

A população de 14 municípios da região da Chapada Diamantina tem a oportunidade, até esta quarta-feira (30), de fazer cirurgia gratuita de catarata, por meio do programa Saúde em Movimento, em execução no município de Andaraí. Do dia 22 deste mês até esta segunda-feira (28), dia em que o secretário da Saúde, Jorge Solla, assistiu a uma das cirurgias, 2,9 mil pessoas foram examinadas e 1.100 operadas, que voltaram a enxergar normalmente.
Os procedimentos são realizados no Hospital Municipal de Andaraí, que foi completamente reformado a partir de um convênio com o Governo do Estado. A equipe do programa está preparada para realizar sete mil consultas na cidade, sendo 1.500 para alunos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) e 5.500 para usuários Sistema Único de Saúde (SUS) acima de 60 anos. A expectativa é que o número de cirurgias de catarata alcance 1.500 pessoas.

O agricultor Vivaldo Alves dos Santos, 67 anos, morador da localidade de Mucambo, muncípio de Andaraí, disse que “o mundo clareou” depois da cirurgia, realizada na última sexta-feira (25). “Eu tinha muita dor de cabeça porque forçava a vista para trabalhar”. Vivaldo conta que se não fosse o programa, não teria a oportunidade de cuidar dos olhos. “Não tenho dinheiro para isso. Eu agradeço muito a toda a equipe que me atendeu”.

Aos 77 anos, Belailza Passos não trabalha mais na lavoura porque se aposentou como trabalhadora rural. Voltar a enxergar bem, após a cirurgia, foi importante para cuidar da casa. “Gosto de deixar tudo bonito e limpo para receber visita. Agora está mais fácil”.

Topa
De acordo com a secretária de Saúde de Ibicoara, Sueli Santana, somente do município, foram selecionadas 100 pessoas para fazer o tratamento, levadas em um ônibus até Andaraí. “Por meio do Topa nós fizemos a seleção. Da outra vez que participamos, muita gente fez a cirurgia também”. Segundo ela, o tratamento tem reflexo no aprendizado. “Muita gente desiste da alfabetização se não estiver enxergando. Esta parceria entre saúde e educação é muito importante”.

Programa já realizou 300 mil consultas
Após assistir à cirurgia, Solla disse que a avaliação do programa é positiva. “O Saúde em Movimento já atendeu, de 2009 até agora, cerca de 300 mil baianos e realizou aproximadamente 70 mil cirurgias de catarata. É um sucesso em todas as etapas que estão sendo realizadas”. As próximas cidades a receber o programa são Cordeiros, no sudoeste baiano, Valença, no sul, e Santana, no oeste.
São quatro equipes executando o programa em diferentes regiões do estado, contando com ônibus, vans e toda a estrutura para montagem dos consultórios itinerantes, equipados com os aparelhos necessários aos exames e cirurgias. Cada uma das ações do programa envolve cerca de 150 pessoas, entre servidores do Estado e equipe de apoio das prefeituras, agentes comunitários e outros colaboradores.

Fonte:http://www.bahiaemfoco.com/saude/saude-em-movimento-realiza-cirurgias-de-catarata-na-chapada-diamantina-221.html