segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TOPA: Direc 19 entrega 400 óculos aos alunos

A diretora da Direc 19. Filomena Azevedo, entregando os óculos a um dos contemplados


O analfabetismo se constituiu como um dos grandes vilões para o crescimento do país e, fez com que, vários programas de combate fossem desenvolvidos pelos governos, buscando recuperar o tempo perdido.

Com esse escopo o Governo da Bahia, criou o TOPA – Todos pela Alfabetização, um programa que, desde os primeiros momentos que foi implantado já disse para o que veio.

Objetivando o fortalecimento da alfabetização, ofertou a jovens com mais de 15 anos, adultos e idosos, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola, o acesso à educação.

Visando ofertar uma educação qualitativa para esse público o Governo da Bahia criou o programa, o qual já vem dando resultados espetaculares, oportunizado a inclusão social, política, econômica e cultural.

A diminuição acentuada dos índices de analfabetismo, desde quando o programa foi implantado, já começam a apresentar resultados muito satisfatórios, tanto que os índices de analfabetismo na Bahia já começam a ser reduzidos.

Em Brumado o programa atende um público de cerca 2.000 alunos, os quais vêm testemunhando a efetividade do programa.

Agora, uma das deficiências encontradas, que foi a falta do hábito da leitura e a prática da escrita, vai ser superada, pois o governo, através das Direcs, espalhadas por todo o estado, após diagnosticar essas deficiências, está oportunizando esse grande ganho cultural, por meio da doação de óculos, pois, muitos dos alunos, por terem idade acima de 40 anos, apresentam deficiências de visão.

A equipe de jornalismo online do 97NEWS esteve presente, na manhã de hoje (25) numa cerimônia, que, justamente, visava dar uma solução a esse diagnóstico, a qual foi promovida pela Direc 19, com sede em Brumado, mas que atende inúmeros municípios da região.

Estiveram presentes ao evento o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Vasconcelos; a diretora da Direc 19, professora Filomena Azevedo e a secretária municipal de Educação, professora Acácia Gondim Ribeiro, além de vários funcionários e coordenadores que atuam no programa.

A cerimônia de entrega de 400 óculos para os alunos que compõe o quadro da Direc 19, aconteceu no auditório do Semac, o qual ficou lotado.

A equipe de jornalismo online do 97NEWS esteve presente ao evento e pode comprovar a felicidade de vários participantes do programa, que, a partir de agora, terão o acesso, com muito mais facilidade, à escrita e a leitura.

Falamos rapidamente com a diretora da Direc 19, professora Filomena Azevedo que ressaltou que “agora, esses alunos terão um índice de aprendizado muito melhor, pois apresentavam alguma deficiência visual”.

Questionada se esse era um dos principais motivos da desistência dos atendidos pelo programa ele respondeu que “realmente muitos alunos desistiam das aulas, justamente, por apresentarem dificuldades na visão, mas, agora, após o governo ter diagnosticado que esse era um dos empecilhos para a resolutividade do programa, encontrou uma grande solução que foi a doação dos óculos”.

O prefeito Eduardo Vasconcelos também exaltou a ação do Governo do Estado e garantiu que em Brumado o programa anda de vento em pompa. Ele deu uma entrevista ao radialista Carlos Silva, a qual você pode conferir abaixo, com participação também da diretora Filomena Azevedo, onde algumas fotos do evento também estão sendo disponibilizadas.

Fonte: http://www.97news.com.br/noticias_abrir.php?ct=10&id=2294