terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Comercial do TOPA na TV

Certificação do TOPA com o Presidente Lula

É para Heloísas, Andrés e Franciscas – alunos formandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) – que vale a pena governar, que faz com a tarefa de ser presidente da República seja prazerosa e não difícil. Foi com emoção que o presidente Lula fez essa declaração, nesta sexta-feira (10/12), em Salvador, na cerimônia de formatura de 291.682 alunos do Topa. Na ocasião, estavam presentes mil alunos, representando os demais formandos da terceira etapa do programa.
Para o presidente, o programa Topa, resultado de parceria entre o governo da Bahia e o governo federal, é uma referência nacional e provavelmente o melhor programa de alfabetização de adultos do Brasil e, quem sabe, do mundo. Ao ministro da Educação, Fernando Haddad, Lula fez o pedido que, caso continue ministro de Estado no governo Dilma, “apesar de não saber se será”, que ele se dedique a uma viagem ao interior da Bahia para que o programa Topa possa ser replicado e para que prefeitos sejam sensibilizados. Sem o total comprometimento dos prefeitos, disse Lula, será impossível extinguir o analfabetismo.

Durante a cerimônia de entrega de mil certificados a adultos alfabetizados pelo Topa -Todos pela Alfabetização, animado com os números apresentados pelo governador de Jaques Wagner, o presidente Lula ressaltou que, possivelmente, não haja, em lugar nenhum do País um programa de alfabetização com o mesmo sucesso baiano. “Parabéns, Wagner, o programa (na Bahia) é porreta”. “Esse negócio não tem esquerda nem direita. Não acredito que a gente consiga alfabetizar os adultos deste País se a gente não contar com a cumplicidade dos prefeitos”, disse Lula. A educação, segundo ele, deve estar acima de partidos e ideologias. Pai estivador Ao relembrar o pai estivador em Santos, que “analfabeto fingia ler jornal”, Lula chamou novamente ao palco a oradora da turma de formandos, Heloísa Santos Silva, 59 anos.“O primeiro discurso que ela faz é na frente do presidente da República. Essa baixinha aqui tem café no bule”, brincou.

Fonte: (Com informações de A TARDE – Patrícia França e Valmar Hupsel Filho)