terça-feira, 6 de novembro de 2012

IV Encontro Estadual Escuta Aberta do Topa

 
 
Avaliar coletivamente as ações da quinta etapa do Todos pela Alfabetização (Topa) e socializar e organizar a estruturação da sexta etapa do programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia são os principais objetivos do IV Encontro Estadual Escuta Aberta do Topa

O evento, que será realizado no dia 13 de novembro, das 9h às 17h30, no Hotel Vilamar, em Salvador, irá reunir representantes dos movimentos sociais e sindical.


“Consideramos o Escuta Aberta um dos principais momentos de integração, mobilização e fortalecimento das ações do Todos pela Alfabetização”, afirma Elenir Alves, coordenadora geral do Topa.
Para a coordenadora de Monitoramento do Topa, Rosângela Cerqueira, cada um dos parceiros é a base de sustentação para que o programa possa avançar na qualidade pedagógica e efetividade social, visando à consolidação de políticas públicas de alfabetização de jovens, adultos e idosos, em todo o Estado. “É o momento do diálogo, da troca de saberes, da escuta sensível, de ouvir as propostas dos parceiros para melhorar a execução da próxima etapa do programa”, considera.

Já está confirmada a presença de 400 representantes dos movimentos sociais e sindical. Durante a manhã, os participantes irão discutir a estrutura e funcionamento do Topa, bem como avaliar as ações da quinta etapa do programa. Na programação do turno vespertino, estão previstas as orientações sobre a adesão para a sexta etapa – que tem início ainda este mês -, além de propostas e encaminhamentos.
 
Topa – Maior programa de alfabetização em andamento do país, considerado referência, o Topa alfabetizou mais de um milhão de pessoas em 322 municípios baianos desde 2007, quando foi iniciado. Trata-se de uma estratégia do Governo do Estado para garantir aos cidadãos o direito de aprender. As aulas da sexta etapa estão previstas para ser iniciadas em abril de 2013.