terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mais 52 municípios baianos recebem serviços do Saúde em Movimento Oftalmologia


A população de mais 52 municípios baianos será beneficiada com a Estratégia Saúde em Movimento Oftalmologia. Nessa segunda-feira (28), os serviços começaram a ser oferecidos em Cardeal da Silva. Amanhã (30) as atividades serão iniciadas em Maragogipe. No dia primeiro de dezembro é a vez de Maracás. Serão oferecidas ao todo cerca de 5.650 cirurgias de catarata nas três cidades. Com uma equipe de médicos, técnicos e assistentes, além das cirurgias a iniciativa proporciona também consultas e exames.

O público-alvo é formado por pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular, e para alunos do Programa TOPA (Todos Pela Alfabetização). Os pacientes serão submetidos a consultas ambulatoriais e exames e serão encaminhados para cirurgia quando for diagnosticada a catarata. A clientela ainda receberá o colírio que deve ser usado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.

O Saúde em Movimento, estratégia iniciada em outubro de 2009 pelo governo da Bahia, tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atuar nas diversas regiões onde são identificados vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/23136/saude-publica/mais-52-municipios-baianos-recebem-servicos-do-saude-em-movimento-oftalmologia