sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

População será beneficiada com o ‘Saúde em Movimento’ no novo CRESAM

Programa identificará possíveis problemas oftalmológicos e fará doação de óculos de grau. Profissionais da saúde também serão capacitados com a iniciativa
População será beneficiada com o ‘Saúde em Movimento’ no novo CRESAM
O programa Saúde em Movimento, do governo do estado, será realizado em São Francisco do Conde com características próprias. O programa realizará atendimentos mais integrais, de forma que deverá incluir atendimentos a escolares, cidadãos com mais de 40 anos - grupos com mais chances de desenvolver a *presbiopia, doença conhecida por “vista cansada” - inscritos no TOPA (Todos Pela Alfabetização) e a população acima de 60 anos - idade onde a catarata tem seu início.

A iniciativa que partiu da atual administração vem sendo solicitada ao governo do estado desde o início de 2011, ainda na gestão da ex-secretária da Saúde Marília Fontoura, idéia que também foi abraçada pelo atual secretário da pasta, Mário Nogueira. Para garantir a integralidade da atenção serão desenvolvidos nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) testes de acuidade visual, que irão identificar aqueles que necessitam passar por consulta oftalmológica complementar e aqueles que precisam receber óculos de grau compatíveis com a necessidade ocular de cada um. A estrutura física para cumprimento das análises e o recurso utilizado para a aquisição das lentes serão de responsabilidade da Prefeitura. Inclusive, uma lei municipal já foi aprovada pela Casa Legislativa com o intuito de garantir o direito à saúde e para que a ação transcorra conforme os princípios do código.

Com o apoio técnico do estado, moradores das localidades de Saubara e Santo Amaro, municípios que estão sob Gestão Estadual dos serviços de saúde de média e alta complexidade, poderão realizar exames para cirurgia de catarata no município. Nesse caso, o acolhimento será feito em São Francisco do Conde com o pagamento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Estima-se que mais de 5.000 pessoas sejam atendidas durante os sete dias do Saúde em Movimento, programado para acontecer de 07 a 13 de março, quando será inaugurado o prédio onde funcionará o novo Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM) de São Francisco.

Para conferir mais eficácia a ação, na sexta-feira, 03 de fevereiro, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros dos PSFs e representantes das secretarias envolvidas na ação (SESAU, SEDES e SEDUC) passarão pelo curso de Promoção da Saúde Ocular. O encontro ocorrerá às 08 horas, na Câmara de Vereadores, com o objetivo de orientar os profissionais para o teste de acuidade visual e identificação de possíveis problemas oftalmológicos. A capacitação será realizada por técnicos da Sesab.

Fonte:http://www.saofranciscodoconde.ba.gov.br/conteudo-unico-noticia.aspx?t=NOTICI&p=NOTICIA&r=NOTICIA&nid=1368