segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os Alunos do TOPA recebem Óculos no município de Piatã

alt


Alunos adultos e professores do TOPA – Todos pela Alfabetização receberam hoje (26/10), gratuitamente, óculos, a fim de facilitar seu aprendizado de leitura e escrita. Ao todo, foram entregues 27 óculos, em reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação, na presença da secretária Ileni Caraúba, das coordenadoras Maria Eugênia Freire Jatobá, Maricélia Santos e do gestor do TOPA Willams Soares. Dezesseis dos alunos fizeram também cirurgias de catarata e reparadoras. Essa ação faz parte do Convênio firmado pela Prefeitura com o Governo Estadual.

Na abertura do encontro, a secretária revelou que, hoje, existem 360 alunos do TOPA e manifestou seu plano de oferecer, também, oportunidade desses recém-alfabetizados cursarem a escola da 1ª à 4ª série. “Fica, então, a proposta aos próximos gestores do Município para estudarem essa ideia e verem se a colocam em prática, num reconhecimento à vontade de aprender de quem voltou a estudar depois de tantos anos” – disse.

Em seguida, apresentou uma mensagem de esperança e de otimismo, estimulando as pessoas a sonharem e a transformarem seus sonhos em realidade. “Esses alunos do TOPA são sonhadores que estão fazendo a realidade e querem continuar a estudar” – comentou Ileni. Ela citou o educador Paulo Freire como o primeiro do Brasil a idealizar turmas de adultos que não estudaram porque precisaram trabalhar desde cedo: “Ele também foi um sonhador que transformou a realidade”.

Após receberem seus óculos, todos agradeceram pela oportunidade e manifestaram interesse em estudar mais.
altalt
Os óculos de leitura e a secretária Ileni a falar de sonhos que viram realidade.
altalt
Mensagem aos sonhadores. O gestor do TOPA, Willams.
alt
Além de agradecerem, alguns alfabetizandos fizeram até discurso.
altalt
altalt
Agora, além de terem óculos, sabem assinar, ler e escrever.
altalt
altalt
altalt
Alguns alfabetizadores também receberam óculos.
altalt
altalt


Fonte: http://www.prefeiturapiata.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=411:oculos-sao-entregues-a-adultos-do-curso-de-alfabetizacao&catid=34:noticias&Itemid=59