sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prefeitura de Sobradinho realiza aula inaugural do TOPA



A prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Educação realizou ontem (25), na Escola Municipal Maria Nilza de Souza a II aula inaugural do programa Todos pela Alfabetização – TOPA. Participaram do evento, alunos, professores e coordenadores do programa.


O Topa é um programa de fortalecimento da alfabetização enquanto política de acesso à educação de jovens, adultos e idosos que não tiveram oportunidade de freqüentar a escola. O programa está presente em 407 municípios por meio de 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos social e sindical e já beneficiou 963 mil pessoas em todo o estado. De acordo com a gestora do Topa, Senhorinha Maria da Silva, o objetivo do programa é incentivar a leitura e formar leitores.


“O Topa vem se somar às ações afirmativas que o Governo da Bahia vem desenvolvendo na região e tem a finalidade de erradicar o analfabetismo. Queremos agradecer ao prefeito Genilson Silva (PT), pela sua sensibilidade às causas sociais que é sempre disposto a ajudar e com responsabilidade tem se preocupado com o social na inclusão das pessoas que não tiveram oportunidade de freqüentar o ensino regular no período adequado”, diz a gestora.Em Sobradinho o programa conta com 16 turmas, sendo 9 turmas na Escola Municipal Maria Nilza de Souza com 151 alfabetizandos e 7 turmas no interior nas localidades de Algodões novo e velho com 72 alfabetizandos.


As aulas estão previstas para começar na próxima segunda-feira (30).Na oportunidade, a professora Nazaré Pinheiro justificou a ausência do Prefeito e da Secretária de Educação e parabenizou todos os alunos e professores que fazem parte do programa. “Parabéns a todos, já temos alunos frutos do Topa e isso é muito gratificante. Queremos de vocês somente o interesse e a freqüência. Vão em frente e não desista, o objetivo não é só alfabetizar, queremos colocar vocês também no mercado de trabalho”.A chegada do Topa em Sobradinho faz parte do desafio lançado pelo governador Jaques Wagner. A Dona de Casa, Maria de Lurdes Cardoso, uma das matriculadas no Programa, diz que estar empenhada para concluir o curso. “Gostei muito do topa, fui bem recebida e vou continuar e quero aprender muito mais”, disse sorrindo.


Fonte: Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!Thalita Bezerra /Ascom Sobradinho - DRT: 3641/BA