sábado, 22 de janeiro de 2011

Osvaldo Barreto fala dos projetos para o fortalecimento da Educação na Bahia

"Estamos realizando reuniões com as secretarias municipais de Educação para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até oito anos de idade."

Na primeira atividade, após ser confirmado pelo governador Jaques Wagner na pasta da Secretaria da Educação para o seu segundo mandato no governo, o secretário Osvaldo Barreto presidiu nesta terça-feira (18/01), a primeira reunião do Conselho Estadual de Educação (CEE) em 2011 e falou dos principais projetos que vão ser desenvolvidos pela Secretaria a partir deste ano. Entre as prioridades, está o fortalecimento da Educação Básica no Estado. Para isso, o Governo da Bahia vai lançar o Pacto pela Educação com os municípios para melhorar e acelerar o desempenho dos estudantes da rede pública.

“Estamos realizando reuniões com as secretarias municipais de Educação para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até oito anos de idade. Não podemos mais nos satisfazer com a produção de analfabetos dentro das unidades escolares. Também precisamos buscar meios de acelerar o processo de valorização das nossas escolas. Por meio do pacto, esperamos contar com a parceria de setores da sociedade a exemplo do sindicato de professores e o próprio Conselho Estadual de Educação”, afirmou o secretário da Educação.

A valorização da escola, segundo o secretário, também passa por uma nova forma de trabalhar que, neste governo, não mais leva em consideração as escolas-modelo, já que todas as unidades precisam ser valorizadas. Como uma das ações prioritárias no pacto, Osvaldo Barreto, destacou que a Secretaria da Educação vai disponibilizar material de apoio pedagógico e de formação de professores para os municípios.

O secretário adiantou, ainda, que vai adotar o Programa Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar) para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental na rede estadual, particularmente, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, consideradas, por ele, a base para o sucesso em todas as áreas do conhecimento.

Na oportunidade, o secretário fez um balanço das ações realizadas para o fortalecimento da Educação Básica, da Educação Profissional e do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Por último, Osvaldo conclamou a participação do Conselho no processo de fortalecimento da escola pública.

Fonte: http://www.folhadoestado.net/materia.asp?id=10194