terça-feira, 9 de março de 2010

Reportagem do Jornal Tribuna da Bahia

Programa ajuda a ver melhor

"Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”, diz a frase atribuída a Leonardo da Vinci, pintor e cientista italiano da época do Renascimento. Uma iniciativa inédita do governo do Estado está fazendo com que milhares de baianos enxerguem melhor o mundo. Na semana passada, em Gandu, o governador Jaques Wagner ficou visivelmente emocionado com o resultado do programa Saúde em Movimento, estratégia que torna o lema “fazer mais para quem mais precisa” uma realidade concreta ao levar a saúde para perto das pessoas nas mais diversas regiões da Bahia.

O que era um problema gerou uma solução pioneira no país: a estratégia Saúde em Movimento, desenvolvida pela Secretaria da Saúde (Sesab). A iniciativa, em forma de mutirão, leva serviços na área de oftalmologia para diversas regiões do estado. São 59 tipos de procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias realizados por 130 profissionais, entre médicos e outras especialidades da área de saúde, além do pessoal de apoio. Apesar de sediado em um município, o atendimento é estendido aos moradores de toda a região.

Wagner assinala que essa ação fortalece a conexão das pessoas com o mundo, favorecendo o pleno exercício da democracia. Milhares de José, João, Maria, Antonio ou Pedro baianos que viviam longe do mundo das letras estão saindo do analfabetismo graças ao programa Todos pela Alfabetização (Topa), que até final deste ano supera a marca de 1 milhão de alfabetizandos. O sucesso do Topa levou, porém, a uma outra descoberta perversa: boa parte dos alunos tinha dificuldades para enxergar, o que prejudicava bastante o desempenho e o aprendizado nas salas de aula.

Wagner destaca que o programa está voltado prioritariamente para os alunos do Topa que, para poder aprender a ler, precisam estar enxergando direito. “E eu confesso a minha felicidade de ouvir dos profissionais que esse é o maior programa nesse estilo, que está nesse momento acontecendo na Bahia, pioneiro no Brasil”, afirmou o governador.

Próxima etapa – Depois de Gandu, onde as atividades foram encerradas ontem, o Saúde em Movimento vai atuar em Miguel Calmon, de 15 a 29 de março. O início foi em Mortugaba, passando depois por Caetité, Ituaçu e Itapetinga. Mais de 80 mil pessoas foram atendidas, incluindo a estimativa das ações em Gandu e computando-se aí consultas, cirurgias de catarata, pterígios (raspagem) e exames complementares. Até o final do ano, serão atendidas mais 10 regiões do Estado.

A partir das consultas oftalmológicas, a população tem acesso a exames complementares e procedimentos cirúrgicos, a exemplo das cirurgias de catarata e pterígio. Tudo feito com modernos equipamentos e tecnologia de ponta. A iniciativa atende prioritariamente os alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e cidadãos com idade a partir de 60 anos.

Para os alunos matriculados no Topa, o acesso se dá por meio da Secretaria Estadual da Educação. Já para a população em geral, o agendamento é feito pelo serviço Sesab Atende (0800-724-6565).

Fonte:http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=41512
Publicada: 09/03/2010 00:18
.