quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Visita as turmas do TOPA na DIREC 16 - Jacobina

video

Programa Saúde em Movimento oferece atendimento em Casa Nova



Há seis dias em Casa Nova, o Programa Saúde em Movimento prevê realizar até a próxima quinta-feira (16) sete mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata, durante o atendimento à população da cidade e dos municípios vizinhos. A estratégia, que já realizou mais de três mil consultas e mais de mil cirurgias nesta segunda-feira (13) contou com a visita do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, no Colégio Municipal Odete Viana, acompanhado do superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia, Alfredo Boa Sorte, e da diretora de Regulação, Vicenza Lorusso.

O programa, que oferece atendimento oftalmológico em todas as regiões do estado, traz mais uma história emocionante. Foi o caso de Monique de Souza Santos, que desejava fazer a cirurgia para realizar o seu “maior sonho”, que era ver a filha. A paciente está entre os mais de 85 mil baianos que sofriam com a catarata e tiveram a chance de voltar a enxergar com qualidade.

A ação também atendeu a paciente Sonia Maria Leite, aluna do programa Todos Pela Alfabetização (Topa). Ela não enxergava direito e o problema na visão fazia com que tivesse dificuldade na hora de aprender a ler e escrever. "Eu não conseguia escrever na linha, também não enxergava direito o que a professora colocava no quadro. Então, eu tinha que sentar bem perto dela para poder copiar. Mas, agora sei que vou aprender melhor".

Segundo Solla, o programa Saúde em Movimento surgiu a partir de um levantamento feito durante a primeira etapa do Topa, quando ficou constatado que a maioria dos estudantes do programa tinha dificuldade para enxergar. "O programa atende gratuitamente à população e incentiva ainda mais a estes alunos a querer estudar".

Ao serem atendidos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a doença, são submetidos à cirurgia. O público alvo são pessoas com idade superior a 60 anos e alunos do Programa Topa. A estratégia, também disponibiliza todos os exames pré e pós-operatórios, relacionados à cirurgia oftalmológica, além do colírio, que deverá ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório, para todos os pacientes submetidos à cirurgia, e funciona com uma equipe composta por 70 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, auxiliares de consultório e pessoal de apoio.
Outras ações no município
Na ocasião, o secretário também visitou o local onde será iniciada, ainda esta semana, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Tipo I, localizada no povoado Santana do Sobrado, com previsão de entrega para seis meses. A população de Casa Nova também conta com uma Unidade de Saúde da Família, inaugurada em 2011.

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/08/13/programa-saude-em-movimento-oferece-atendimento-em-casa-nova