sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Adesão ao Topa encerra nesta sexta-feira

As prefeituras e entidades sociais têm até esta sexta-feira (13) para aderir ao programa Todos Pela Alfabetização (Topa), considerado o maior programa de alfabetização do País. Implantado em 2007, o Topa já alfabetizou 913 mil baianos até 2011. As adesões agora são para execução da quinta etapa, cuja meta é alfabetizar mais 300 mil pessoas.

As adesões podem ser feitas nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) ou na coordenação do Topa, localizada na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo, em Salvador.

Conheça o hotsite do Topa

Vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro 2011, concedido pela Câmara dos Deputados, o Topa é realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.

A proposta pedagógica do Topa valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As turmas de alfabetização estão presentes em todos os Territórios de Identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro e presídios, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.

Fonte: http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/3064