terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ações do TOPA para o Dia do Idoso em Barra do Choça

OBJETIVOS

GERAL:

· Melhorar a qualidade de vida do idoso por meio de atividades físicas que elevem a autoestima, saúde e bem estar geral.

ESPECÍFICOS:

· Estimular a prática da atividade no cotidiano de cada idoso;

· Desenvolver qualidades físicas, motoras e mentais;

· Promover momentos de recreação e integração entre os participantes do projeto;

· Instigar o auto cuidado entre os participantes por meio do stand da beleza;

· Conscientizar sobre a importância do exercício físico para o bem estar;

· Orientar sobre doenças que acometem a terceira idade;

· Orientar sobre alimentação no envelhecimento.

· Estimular a funcionalidade geral;

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido no dia 16 de Outubro de 2011 (domingo), das 8:00 às 12:00 horas. Durante o projeto Dia D Atividade Física na Terceira Idade serão desenvolvidas várias atividades voltadas para a saúde e bem estar do idoso.

Destacaremos algumas ações previstas para programação do projeto:

· Café da Manhã;

· Serviços Básicos de Saúde;

· Serviços de Beleza ao Idoso;

· Exercícios físicos;

· Orientações voltadas para a Saúde do Idoso e uma Alimentação Saudável.

Ações do TOPA para o Dia do Idoso em Itabuna

Projeto Avôhai:
Refletindo sobre a condição do idoso na região do cacau

Objetivo geral

Aproveitar o dia do idoso, 1º de outubro, para refletir sobre a condição dos educandos do topa e,por extensão,sobre a condição do idoso na Região do Cacau.

Objetivos específicos

  • Ofertar condição do idoso dizer a SUA PALAVRA, de forma oral e escrita, sobre si mesmo, sobre sua condição sócio- econômica- cultural.
  • Refletir sobre o respeito e sobre a violação dos direitos dos idosos.
  • Realizar atividades que contribuam no desenvolvimento da auto-estima do idoso.
  • Identificar e divulgar meios que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida do idoso.
Metodologia

Nas salas de aula serão discutidos os direitos dos idosos, a partir do Estatuto do Idoso, verificando-se quais os direitos que estão sendo respeitados e quais estão sendo violados. Também serão trabalhados poemas, músicas, causos, contos, textos jornalísticos, por meio da escrita e oralmente. Desse trabalho resultará um dossiê, um documento apontando quais os direitos dos idosos que não estão sendo respeitados em nossa região, esse documento será encaminhado às autoridades competentes e também será divulgado no Encontro Regional.
Dos responsáveis: O projeto terá a coordenação do TOPA/ Direc – 7, mas esperamos contar com o apoio da sociedade em geral (comerciantes, instituições não governamentais) e, principalmente, dos parceiros: entidades, prefeituras e unidade formadora.
Do encontro regional: O encontro será realizado em Itabuna, dia 1º de outubro, sábado, às 15h, com alunos e professores do topa representando todos os municípios que aderiram ao programa.
Em breve divulgaremos o local.

Via Fanzine: O que significa “Avohai”?

Zé Ramalho: Quando eu fiz esta música eu criei esta palavra. Ela significa avô e pai. É uma espécie de homenagem ao meu avô, que foi a pessoa que me criou. Ele fazia o papel de avô e de pai. Meu pai morreu muito jovem, nos açudes do sertão, morreu afogado quando eu era garotinho. Então foi meu avô que me educou, foi quem me ensinou a seguir o caminho do bem, a batalhar minhas coisas. Eu me inspirei na imagem dele. E me chegou a palavra [avohai]... Ao mesmo tempo ela é interpretada pelas pessoas que a ouvem das mais diversas formas. É uma coisa muito mística também, representa a continuidade da espécie, ou seja, passar a sabedoria de uma geração para a outra... O avô passa para o pai, que passa para o filho e aí por diante...


Diretoria Regional de Educação – Direc 7
Diretora Prof. Miralva Moitinho
TOPA- Todos pela alfabetização
Supervisor Professor Noel Costa dos Santos

Fonte: http://www.topadirec7.blogspot.com/

Wagner acompanha ações do Saúde em Movimento em Santa Cruz de Cabrália

Moradores de Santa Cruz de Cabrália, no sul do estado, estão sendo atendidos, desde o último dia 24, pelo Saúde em Movimento e, nesta terça-feira (27), às 14h, o governador Jaques Wagner acompanha os serviços prestados pelo programa, que continua no município até o dia 30 deste mês.

A Secretaria da Saúde do Estado disponibiliza três mil consultas, sendo mil para alunos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), e duas mil para usuários SUS acima de 60 anos, além de mil cirurgias de catarata.

O público-alvo para os atendimentos em Santa Cruz de Cabrália é constituído de pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular. Os pacientes serão submetidos a consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia.