sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sete mil consultas oftalmológicas são oferecidas aos moradores de Ubaitaba

Sete mil consultas oftalmológicas, 1,5 mil cirurgias de catarata gratuitas até a próxima quinta-feira (10). Essa é a previsão de atendimento da 26ª etapa do programa Saúde em Movimento para o município de Ubaitaba e região, no sul do estado, no Hospital São Vicente de Paula. A ação, iniciada no dia 2 deste mês, foi acompanhada nesta terça (8) pelo governador Jaques Wagner e o secretário da Saúde, Jorge Solla.

As próximas etapas do programa serão em Ourolândia, na região de Jacobina, a partir desta quarta-feira (9), e Castro Alves, na região de Santo Antônio de Jesus, iniciando no dia 16. Os números de Ubaitaba vão se somar às mais de 65 mil cirurgias e 280 mil consultas realizadas desde o início do programa, em 2009.

Alegria e espanto

Na sala do pós-operatório do Hospital São Vivente de Paula, o clima é de alegria e, às vezes, até espanto. Depois de passar um bom tempo sem enxergar direito, os pacientes chegam olhando para os lados, observando cada cor e cada detalhe. Foi assim com seu Manoel Calixto, vaqueiro da cidade de Itajuípe. “Eu tô espantado, mas é com a boniteza das coisas, que eu não via mais e agora voltei a ver”, disse, sorrindo.

O motorista Arnaldo Nascimento estava espalhando alegria ao constatar que, após a operação, poderá voltar a trabalhar. “Eu vendi meu carro e estava parado por causa dessa doença, que roubou minha visão. Agora, sinto que vou poder voltar a dirigir. Isso é maravilhoso”.

Depois da cirurgia os pacientes voltam para a consulta de revisão. Cada um recebe um kit, com colírio antiinflamatório, óculos escuros e orientações para o período de recuperação. Cada procedimento cirúrgico, que na rede privada custa, em média, R$ 4 mil, dura mais ou menos cinco minutos.


Tecnologia

Aproximadamente 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio trabalham nessa etapa, realizando a pré-avaliação dos pacientes num exame digitalizado, seguido de consulta. Se for diagnosticada a catarata é marcada a cirurgia, geralmente para o dia seguinte. “O nosso objetivo é oferecer à população de baixa renda atendimento moderno, com toda a tecnologia disponível, de forma rápida e segura, devolvendo, assim, a visão que, muitas vezes, havia sido perdida há anos”, explicou a coordenadora da etapa, Elanyr Mattos.

De acordo com o Jaques Wagner, o Saúde em Movimento foi criado depois de o governo constatar que alunos do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), estavam com dificuldade de acompanhar as aulas devido a problemas com a visão. “Nós decidimos, então, criar um programa que promovesse o atendimento e fizesse as cirurgias de catarata para essas pessoas, garantindo o direito de aprender”.


Mutirão

O progama funciona como um mutirão – as prefeituras oferecem o local e o Estado, o suporte clínico e as cirurgias. Por meio de licitação, uma empresa foi contratada e fornece todo o material e equipamentos médicos, que são transportados e montados em cada cidade onde o atendimento é realizado.