quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prefeitura de Prado forma 600 alunos no TOPA

A Prefeitura de Prado, através da Secretaria de Educação, realizou no dia 28, a solenidade de formatura do programa Todos Pela Alfabetização (Topa), no colégio Anísio Teixeira, centro de Prado. Participaram do evento o prefeito da cidade, Jonga Amaral, a secretária de Educação, Bruna Giorno, a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Amaral, e a secretária do Meio Ambiente, Patrícia de Oliveira.

O Topa, como o programa é mais conhecido, é uma parceria da Prefeitura com o Estado. O município entra com a estrutura das escolas, e os profissionais são pagos pelo governo estadual. O monitoramento pedagógico fica por conta da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz). O objetivo do programa e fazer com que jovens e adultos sem alfabetização alguma aprendem a ler e escrever.

Cerca de 600 de Prado e diversos distritos se formaram. Todos receberam os certificados e agora estão aptos a ingressar no EJA – Ensino de Jovens e Adultos.




























O senhor Pedro Bernardo da Costa, morador do bairro São Sebastião, é um dos alfabetizados e com orgulho exibiu seu diploma. ”Eu não sabia nada e agora sei assinar meu nome. Tá bom demais”, disse. Jersonita Alves dos Santos não escondeu seu grande objetivo: ”estou estudando e quero aprender mais porque quero ler a Bíblia. Nós estamos de parabéns”.

A secretária de educação ressaltou o fato de que “hoje nós possibilitamos essas pessoas a ver um mundo diferente para poderem ler e escrever”.

O prefeito Jonga Amaral descreveu o sentimento de poder possibilitar a todas essas pessoas esse benefício. ”A gente se sente feliz por participar da felicidade deles, que hoje estão recebendo seus diplomas de alfabetização, lendo e escrevendo graças a oportunidade dada pela Secretaria de Educação”, declarou.

Os coordenadores da UESC, Benedito Souza e Maria Olívia Almeida, também estiveram presentes na formatura e elogiaram a participação de Prado na execução do TOPA. “Existem municípios, aqui perto mesmo, que abandonaram o projeto e a Prefeitura de Prado está de parabéns pelo apoio que está dando.

Fonte:http://www.osollo.com.br/online/index.php/educacao/6458-prefeitura-de-prado-forma-600-alunos-no-topa