quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Alunos do TOPA da Direc02 recebem óculos do Programa Saúde em Movimento


O Programa Saúde em Movimento é de iniciativa do Governo do Estado e objetiva realizar consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata, exames diagnósticos e complementares. Atende prioritariamente aos alunos do Todos pela Alfabetização (TOPA) e cidadãos com idade a partir de 60 anos.

Os olhos já não enxergam com o vigor da infância. A ação do tempo os impedia de ver com nitidez as letras, números e palavras que se formavam numa folha de caderno. Para 975 alfabetizandos do TOPA/Direc02, alunos do município baiano de Riachão do Jacuípe, esta realidade mudou. Foram beneficiados nessa quarta-feira (09), com óculos de grau prescritos durante consulta oftalmológica realizada no local, durante a 10ª etapa do Programa Saúde em Movimento, quando também foram atendidos alfabetizandos das DIRECs 11, 12, 31, 32 e 1B e de 17 municípios sob a jurisdição da DIREC 02.
A supervisora do TOPA na Direc02, Valdeci Mamona, se deslocou até Riachão e pessoalmente entregou o primeiro óculos do grupo ao Sr. José Carlos Carneiro, em evento que aconteceu na AABB da cidade e reuniu representantes da Prefeitura Municipal, das Secretarias de Saúde, da Educação e da Ação Social do município, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR, parceiros do Programa.

Valdeci falou sobre o Programa, sobre a nova etapa do TOPA e ressaltou a importância da continuidade dos estudos na vida de cada um. “O estudo faz parte da nossa cesta básica. É essencial, é alimento”, concluiu.
“Agora sim, tô enxergando tudo bem melhor”, comemorou emocionada a Srª Railda da Silva Oliveira, que recebeu seu tão sonhado óculos das mãos do presidente do STR, Renivaldo Miranda Carneiro.


Fonte: http://www.topadirec02.blogspot.com/