segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ações Positivas no Programa TOPA

APA DE PRATIGI IMPLANTA TOPA PELA ALFABETIZAÇÃO NO BAIXO SUL


Para reduzir os índices de analfabetismo na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, a Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir) tem apoiado a Secretaria da Educação da Bahia para desenvolver o Programa Todos pela Alfabetização (Topa). A principal meta é alfabetizar, entre novembro de 2009 e outubro de 2010, cerca de 5.200 alunos, correspondendo a 30% do total de pessoas que não sabem ler e escrever na região.

Diversas ações vêm sendo desenvolvidas para contribuir com o alcance desse objetivo. Uma delas é o projeto "Alfabetizando através do Cinema", iniciativa que conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia - Ides. "Por meio da exibição de filmes, buscamos estimular a oralidade dos educandos", afirma Wolgrand Ribeiro, responsável técnico pela implantação do Topa na APA do Pratigi e consultor educacional da Fundação Odebrecht.

A primeira sessão de cinema foi realizada nos dias 9 e 10 de março em Piraí do Norte. Após a projeção, aconteceu um debate com os participantes. As próximas exibições estão previstas para: Igrapiúna (06 e 07.04), Ituberá (04 e 05.05), Nilo Peçanha (01 e 02.06), Ibirapitanga (06 e 07.07 / 14 e 15.09) e, mais uma vez, em Piraí do Norte (03 e 04.08). Também apoiam o projeto movimentos sociais da APA do Pratigi, como Associações de Agricultores, Igrejas Evangélicas, Sindicatos Rurais, além das Prefeituras de Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá e Piraí do Norte.

O Topa foi implantado na APA do Pratigi, em 2009, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Odebrecht e a Secretaria da Educação da Bahia. O programa busca ensinar a ler e escrever jovens (a partir de 15 anos), adultos e idosos que não tiveram acesso à escolaridade.

Fonte: http://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=22806