sábado, 30 de janeiro de 2010

ALUNOS DO TOPA RECEBEM ÓCULOS PARA REFORÇO DE APRENDIZADO


Os alunos do programa Todos Pela Alfabetização (Topa) em Arataca, sul da Bahia, foram os primeiros beneficiados na área de atuação da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6), com a entrega de óculos que servirão como importante ferramenta de reforço do aprendizado. A ação conjunta das Secretarias Estaduais de Educação e de Saúde (SEC/SESAB) distribuiu, nesta primeira etapa, 230 unidades com lentes específicas para a necessidade de cada aluno.

A entrega foi marcada por muita expectativa e alegria entre os beneficiados. Alguns depoimentos revelam que parte dos alfabetizandos nunca teve acesso a exames de acuidade visual antes do Topa. É o caso dos alunos Enedino Silva Souza, 80 anos, Maria José da Silva, 82, e Maria Francelina de Jesus, 84. “Enxergando melhor, posso estudar sempre mais”, é assim que dona Maria José planeja o futuro.

A diretora da 6ª. Diretoria Regional de Saúde (Dires), Sonilda Mello, representando o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, destacou que “saúde e educação caminham juntas; são duas áreas que dignificam o ser humano e já foi provado que os cidadãos alfabetizados cuidam melhor de sua saúde e da família”. Para o gestor da Direc -6, Ednei Mendonça, “esta nova ação do Topa é exemplo da importância e do cuidado que o governo da Bahia tem em relação ao tema, já que é meta vencer o analfabetismo em nosso estado”.

Ao todo, cerca de 400 alunos serão atendidos em novas etapas nas turmas do Topa em Arataca, onde 70 por cento dos alfabetizandos demonstraram ter problemas de visão ao passar pelos exames patrocinados pelo próprio governo. “Quem ainda não recebeu os óculos é porque está sendo beneficiado por outros procedimentos, como cirurgias. Logo, novas entregas serão realizadas neste e em outros municípios de nossa regional”, explica a supervisora do programa na Direc-6, Lúcia Helena Gomes Rosa.