quinta-feira, 24 de março de 2011

TOPA realiza aula inaugural em Guanambi

O programa já está presente em 415 municípios baianos, tendo o apoio de 358 prefeituras, 675 entidades como sindicatos, associações, ONGs, centros paroquiais e terreiros de culto afro (Terreiro de Ogum), além da fundamental parceria com a sociedade civil organizada, onde já reduziu em 80% o analfabetismo em 47 municípios da Bahia, estado que lidera o “ranking” de analfabetismo no Brasil.

O auditório Lino Teixeira da Câmara de Vereadores de Guanambi no foi palco da Aula Inaugural do TOPA - Todos Pela Alfabetização, no dia 21 de março, contando com a presença de Helena Amaral (diretora da DIREC/30), Ione Ribeiro Fernandes (supervisora regional do TOPA), a professora Gildete Brito Nascimento (funcionaria da DIREC/30), gestores, coordenadores, professores, além dos vereadores Hugo Costa (presidente da Câmara), Carlos Jackson (Loló), Latinha e Sinvaldo.


O TOPA já está presente em 415 municípios baianos, tendo o apoio de 358 prefeituras, 675 entidades como sindicatos, associações, ONGs, centros paroquiais e terreiros de culto afro (Terreiro de Ogum), além da fundamental parceria com a sociedade civil organizada, onde já reduziu em 80% o analfabetismo em 47 municípios da Bahia, estado que lidera o “ranking” de analfabetismo no Brasil, com cerca de 2,1 milhões de pessoas que não sabem ler nem escrever, incômoda posição que levou o ministro da Educação Fernando Haddad, lançar as novas diretrizes do Programa Brasil Alfabetizado.

O evento teve início com a professora Gildete lendo um texto de autoria de Cecília Meireles. A seguir lembrou que naquela data estava começando mais uma etapa do TOPA. “Que tenhamos muita força, coragem e muito compromisso com o nosso trabalho. Um compromisso sério com aqueles que dependem de nós, porque assumimos a tarefa de educar, pois esse é o único canal que vai levar com certeza toda transformação para melhor”.

Após a execução do Hino ao Dois de Julho, Helena Amaral disse que era uma alegria ver o auditório repleto de pessoas comprometidas com o TOPA, um programa gigante, onde o governo federal e estadual tem investido milhões de reais para que todos os brasileiros sejam alfabetizados e que nós não fiquemos no mesmo ranking dos países subdesenvolvidos, porque ainda somos um povo com a parcela muito grande de analfabetos.


A seguir a professora Dora desejou a todos muitas felicidades, apresentando uma linda canção ao som do violão.
Por sua vez Ione Ribeiro agradeceu a todos que colaboraram direta ou indiretamente para a concretização daquele encontro, principalmente aos alfabetizadores, coordenadores, gestores, pelo empenho de terem cumprindo o seu compromisso com o programa TOPA em 2007/2008 /2009/2010, quando foram alfabetizados portadores de necessidades especiais de um modo geral, trabalhando com projetos de intervenções na alfabetização como: Corte Costura, Eleição, Dias dos Pais, Folclore, Mãos de Ouro, dentre outros, além das parcerias com as palestras e levar a alfabetização além das fronteiras da pobreza.


Lembrou também do apoio da Faculdade de Guanambi (FG), com os alunos de Direito e Enfermagem que têm colaborado com o programa, através de palestras sobre direitos de cada um e diversas doenças com intervenção na alfabetização; a UNEB, gestores do TOPA, secretários, prefeitos, associações e sindicatos dos municípios jurisdicionados a DIREC/30, APAE, STR, Casa de Detenção, Lar dos Velhinhos, STR (Candiba), AGESP (Palmas de Monte Alto) e agentes da saúde.

Fonte: http://www.tribunapopulargbi.com.br/?lk=4&id=12498