terça-feira, 24 de abril de 2012

STR de Quinjingue realiza oficinas pedagógicas para Alfabetizadores do TOPA



A Coordenação do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, realizou no último dia 20.04 (sexta-feira), oficinas pedagógicas introdutórias à formação dos Alfabetizadores que atuarão no programa. 

 Nesta formação, a coordenação pedagógica do programa no STR elaborou um plano que aborda temáticas diversificadas pertinentes à prática alfabetizadora de jovens e adultos, priorizando formatos e metodologias que possibilitem a discussão e aprendizado coletivos, através de conferências, oficinas e mini-cursos. 

As oficinas aconteceram durante todo o dia, na sede do STR e reuniu todos os representantes das comunidades beneficiadas com o programa no município. Em Quijingue 40 localidades possuem turmas do TOPA . 

Na oportunidade, o presidente do STR, José Carlos, falou sobre a parceria entre o Sindicato e a Secretaria de Educação da Bahia para realização do TOPA em Quijingue e da importância do programa para a erradicação do analfabetismo no município. O grupo de Alfabetizadores puderam ainda, assistir a uma enriquecedora aula sobre Educação no Campo, ministrada pelo educador Ezequiel. 

* O TOPA - Todos Pela Alfabetização é um Programa de fortalecimento da alfabetização enquanto política pública de acesso à educação da população de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de freqüentar a escola.