segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jorge Solla vai a Maragogipe e visita equipe do Saúde em Movimento

O município de Maragogipe, região do recôncavo baiano, recebeu na manhã desta terça-feira (6/11), a visita do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. Desde 30 de novembro, a estratégia Saúde em Movimento está realizando atendimentos oftalmológicos na cidade e já realizou quase 1600 consultas e mais de 800 cirurgias de cataratas.

O secretário Jorge Solla ficou satisfeito com a organização dos fluxos de atendimento e a grande movimentação de pessoas verificada no Hospital Municipal de Maragogipe. Solla não disfarçou o seu contentamento ao perceber que o Saúde em Movimento está conseguindo aumentar a sua capilaridade, atendendo cada vez mais pessoas que realmente precisam. “Valeu a pena todo o empenho do prefeito de Maragogipe, Sílvio Ataliba, e dos demais prefeitos da região que deslocaram seus munícipes para serem atendidos no município”, agradeceu Solla.

Para a médica responsável pela equipe que presta atendimento à população, Fabíola Mansur, por se tratar da sua primeira etapa, esta ação foi encarada como um desafio para todos os profissionais envolvidos e os resultados estão dentro das expectativas. “Todo o nosso esforço é recompensado pelo sorriso que recebemos destes idosos ao voltam a enxergar depois da cirurgia”, festejou.

As próximas ações da estratégia Saúde em Movimento serão realizadas nos municípios de Amélia Rodrigues, Camamu, Chorrochó, Euclides da Cunha, Campo Formoso e Uibaí. No total, nestas seis novas etapas, serão realizadas mais de 10 mil cirurgias de catarata. O público-alvo para os atendimentos é constituído de pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e para alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Os pacientes são submetidos a consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia.

O Saúde em Movimento, estratégia iniciada em outubro de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, tem como objetivo levar ações de saúde as diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento, deslocando equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda. . Até o momento, a ação já realizou mais de 300 mil consultas e quase 50 mil cirurgias de catarata.

Fonte: http://www.midiareconcavo.com/2011/12/jorge-solla-vai-maragogipe-e-visita.html
Ascom Sesab
Saúde em Movimento/Cardeal da Silva