sexta-feira, 25 de março de 2011

Alfabetizadora do TOPA tem 3 meninas


Médicos descobrem terceiro bebê em parto de gêmeos em Salvador
Durante toda a gravidez, só eram esperadas duas meninas. Mas depois que a segunda menina nasceu, os médicos perceberam que havia outro bebê.

“Peraí que tem mais um aqui, mãe!” Ao ouvir essas palavras, em plena sala de parto, Edineide Luz Pereira, 25 anos, soube que teria não duas - como esperou durante toda a gravidez - mas três filhas. E com um misto de sensações que, segundo ela, foram do susto à felicidade, recebeu, ainda sem palavras, a linda Isabele.

Mãe de Fabrício, de apenas 1 ano, ela só descobriu que estava grávida aos quatro meses de gestação. De lá pra cá, fez três exames pré-natais e, por volta das 5h do dia 11 de março, deu entrada no Hospital Maternidade de Santo Amaro, no Recôncavo, para dar à luz a gêmeas. Pouco depois, Adriele nasceu, mas, como o nascimento da segunda menina demoraria mais de uma hora, o médico achou que uma cesariana seria necessária e a transferiu para Salvador. Depois de percorrer 79 quilômetros em ambulância até o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), Fabiane nasceu, também de parto natural.

Parecia que a odisseia de Edineide tinha chegado ao fim, mas, quando o procedimento já estava sendo finalizado, eis que surge a terceira criança. “A médica tomou um susto porque já estava encerrando o parto e percebeu que tinha mais uma”, lembra a mãe, enquanto admira o sono tranquilo das pequenas. Depois de aguardar ansioso por notícias do nascimento das filhas, Oscar Fiuza, 26 anos, soube da novidade. “Quando ficou sabendo, o pai também se assustou, mas depois ficou feliz”, diz Edineide.

As meninas nasceram saudáveis, mas, por terem sido prematuras, seguem na maternidade para ganhar peso. A família deve ir para casa na segunda-feira. E aí, Edineide e Oscar terão que lidar com a nova rotina. Moradores do município de Terra Nova - de apenas 13 mil habitantes - eles vivem juntos há dois anos, numa casa de um quarto. Ele está desempregado e o casal vive apenas dos R$ 254 que ela ganha como professora do programa Todos Pela Alfabetização (Topa).
Mas as dificuldades não desanimam. “Apesar da condição, uma criança é sempre uma bênção”, diz Edineide, que tem só um berço - o mesmo usado por Fabrício. A nova grande família agora busca ajuda. Muitas fraldas, leite, peças de enxoval e até material de construção são necessários. “Precisamos fazer outro quarto agora”, explica ela. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o Iperba, no telefone 3116-5150 ou levar doações à maternidade, na Rua Teixeira de Barros, 72, Brotas.
A alfabetizadora Edineide é da Assosiação ADESCOP de Terra Nova e qualquer ajuda é válida.
Quem puder ajudar entrar em contato com a DIREC 31 - Santo Amaro TEL: (75) 3241-2318