terça-feira, 3 de julho de 2012

Mais 400 baianos se somaram as mais de 78 mil pessoas que já foram beneficiadas com cirurgias de catarata pelo programa Saúde em Movimento, iniciativa desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Esses novos atendimentos foram realizados na cidade de Amargosa, onde as atividades tiveram início no dia 1 de julho e seguem até o dia 4 de julho no Centro Municipal de Saúde, no centro da cidade.

Outra cidade que esta recebendo o Saúde em Movimento é Mutuípe. No município, as consultas tiveram início no dia 1 de julho e as cirurgias começam nesta quarta-feira (4), seguindo até o dia 10 de julho no Hospital Maternidade Clelia Rebouças. A expectativa é que ao todo nos dois municípios sejam atendidas cerca de 7500 pessoas e realizadas 1500 cirurgias de catarata.

Para o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, que acompanhou as atividades do Saúde em Movimento nas duas cidades, nesta terça-feira (3), o programa tem trazido principalmente a alegria de voltar a enxergar para os baianos. “Percebemos que a recuperação reflete positivamente na vida de cada pessoa atendida. Ela volta a realizar muitas atividades que teve que deixar de fazer por conta da catarata”, disse Jorge Solla. A atividade foi também acompanhada pelos superintendentes Alfredo Boa Sorte e Andrés Alonso.

A dona de casa Maria do Carmo Santos, de 53 anos, contou, antes de entrar no centro cirúrgico, que tem dificuldade de enxergar e de fazer algumas atividades. “Minha vontade é voltar a ver bem e poder ler e costurar novamente sem as dificuldades que tenho hoje. Esse projeto foi uma ótima oportunidade de poder resolver o problema que tenho na visão”, disse a dona de casa que é moradora de Amargosa.

O Saúde em Movimento leva atendimento oftalmológico às diversas regiões do interior do Estado. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender em cidades do interior. Ao serem atendidos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a doença, são submetidos à cirurgia. O público-alvo são pessoas com idade superior a 60 anos e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). 
 
Fonte:http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4490&catid=1&Itemid=14

Encontro Diálogos Pedagógicos – 5ª Etapa/2012


Nos dias 18 e 19 de junho aconteceu na cidade de Irecê o Encontro DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS, organizado pelo Programa TOPA. O Encontro teve como objetivo dialogar com os coordenadores de turmas sobre o acompanhamento pedagógico a ser realizado junto aos alfabetizadores, bem como possibilitar a construção coletiva de um planejamento pedagógico que atenda as demandas locais do público alvo do Programa.
O Evento foi conduzido por Edivani Cunha (SEC/Salvador) e estiveram presentes a Supervisora do TOPA/DIREC 21 (Tárcia Barbosa) e sua equipe Cassimira Dourado, Mateus Vasconcelos, Fernanda Paiva, Renata Tayrine e Isaias Pereira); os (as) Coordenadores (as) dos munícipios de Irecê (Daiane Almeida e Cléia Regina), Lapão (Fadali Viana), São Gabriel (Wilton Batista), Mulungu do Morro (Crystiane Alves), Jussara (Hildeires Figueredo), João Dourado (Jeuza Maria, Marineide Alves e Ana Lisaura), Itaguaçu (Elba Ribeiro), Xique-Xique (Zélia Jacobina e Cleonice Alves), Barra do Mendes (Valneide de Souza), CentralPara além das questões pedagógicas, o evento proporcionou uma maior interação e reflexão sistematizada sobre o papel do coordenador e sua atuação na comunidade onde as turmas, sob sua responsabilidade, estão inseridas.
Após esse Encontro, teremos a Formação com todos os Bolsistas do Programa TOPA. Dentro em breve, estaremos divulgando as datas. Fiquem ligados!!

Fonte: http://topadirec21.blogspot.com.br/