sexta-feira, 23 de abril de 2010

Topa e programa de qualificação de jovens impressionam elite empresarial


As parcerias entre governos e setor produtivo foi um dos grandes temas tratados ontem durante o 9º Fórum de Líderes Empresariais – Lide, que ocorre no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, no sul da Bahia.
O governador Jaques Wagner falou sobre programas geridos pelo Governo da Bahia que auxiliam na inserção de milhares de pessoas no mercado de trabalho. Os empresários ficaram especialmente impressionados com o alcance do Todos Pela Alfabetização (Topa) – que já alfabetizou cerca de 500 mil adultos – e com o Programa de Qualificação de Jovens, beneficiando 100 mil jovens de todo o estado.

Defesa – O governador defendeu o papel do Estado. Depois de ouvir repetidas falas sobre a ineficiência do serviço público, diante de uma plateia que responde por boa parte do PIB brasileiro, Wagner, sem sair do seu estilo, rebateu as críticas.
"Essa dicotomia não é construtiva porque é falso dizer que todos os santos moram do lado privado e todos os diabos moram do lado público", disse o governador. "Se o Brasil é como é, é assim pelas mãos de políticos e empresários", afirmou.
Referindo-se às repetidas citações da competitividade da China, o governador lembrou que o país asiático tornou-se uma potência econômica sem que o governo precisasse dialogar com instituições como o Ministério Público, órgãos ambientais e sociedade livremente organizada.
"Não gosto de citar o exemplo da China porque não quero o modelo chinês aqui", disse. E provocou: "Querem trazer tudo, ou somente o que acham bom?"

Fonte: http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html