terça-feira, 22 de novembro de 2011

Visitas do TOPA em Nazaré - DIREC 4

Jeremoabo: TOPA realiza mais uma capacitação


Concluída nesta quarta-feira, 9, a capacitação de Coordenadores e Alfabetizadores do Programa TOPA – Todos pela Alfabetização, mantido pelo Governo do Estado da Bahia em convênio com a Prefeitura Municipal. A capacitação foi iniciada em julho e teve a última etapa nesta semana, de 07 a 09.11, no Spaço & Cia, conduzida pelos formadores Edjane Gomes de Souza Soares e Viviane Carvalho, com acompanhamento de Maria Célia Silva Carvalho da Secretaria Estadual de Educação, e participação de Edvanice, Gestora Local do programa, e contou com 99 (noventa e nove) participantes, com a maioria absoluta de Jeremoabo, mas com participações de alfabetizadores de Abaré, Macururé e Chorrochó, todos recebendo certificado de 60 horas. O Secretário Municipal de Educação, Pedro Son, esteve presente na solenidade de entrega dos certificados, representando também o Prefeito Municipal no evento.

O TOPA – Todos Pela Alfabetização é um Programa de fortalecimento da alfabetização enquanto política pública de acesso à educação da população de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação e em parceria com o governo federal e os municípios. Recebeu recentemente o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, iniciativa da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, é um reconhecimento a instituições que se destacaram na defesa e promoção da educação no país, sendo homenageado por ser o maior programa voltado para a redução do analfabetismo no Brasil.

Em Jeremoabo o TOPA conta com 775 alfabetizandos, distribuídos em 155 turmas, 165 alfabetizadores e 31 coordenadores que, além de contribuir com a geração de renda e ocupação, tem ajudado consideravelmente na redução dos altos números do analfabetismo em nosso município.

Fonte: http://jeremoaboagora.com.br/noticias/educacao/6320