sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Solenidade de formatura da segunda etapa do Topa reúne jovens e adultos beneficiados pelo programa estadual


"O Topa foi uma luz na minha vida. Hoje, me sinto importante, sou uma cidadã que faz parte da educação baiana." Estas palavras fizeram parte do discurso lido pela aposentada Raimunda Teixeira, 70 anos, durante a solenidade de formatura da segunda etapa do programa Todos Pela Alfabetização (Topa), realizada ontem no Pestana Bahia Hotel.
As frases da oradora da turma de Simões Filho, cujo certificado de alfabetização foi entregue pelo governador Jaques Wagner, refletiram o orgulho dos 289 mil baianos que aprenderam a ler e escrever nesta fase do programa estadual.
Na ocasião, a totalidade de estudantes formados foi representada por 600 alunos de diversos municípios da Bahia. Entre eles, João Fernandes, da cidade de Carinhanha, que completou 73 anos de idade no mesmo dia de sua formatura.
"Era o maior presente que eu poderia ganhar num dia como esses", afirmou o aposentado, exibindo seu certificado após a homenagem da plateia, que lhe cantou os parabéns pelo aniversário e pela conquista da alfabetização.
Além de comemorar a aprendizagem oferecida a idosos de baixa renda, o Topa também celebrou a formatura de jovens e adultos como Godofredo Sapucaia, 28 anos, funcionário público.
Semianalfabeto, Godofredo aperfeiçoou seus estudos por meio do Topa e, com isso, garantiu um emprego em sua cidade, Santa Terezinha. "Fiz concurso público para gari e passei em terceiro lugar. Foi uma glória para mim".

Mutirão social – "São muitas surpresas agradáveis nesse processo. Como diz Paulo Freire, que é um grande educador brasileiro, ninguém é analfabeto por opção. As pessoas são analfabetas porque não foram motivadas ou porque não tiveram oportunidade", afirmou o governador Jaques Wagner.
Para ele, o sucesso da iniciativa é seu caráter de "mutirão social", com o envolvimento de todas as instâncias da sociedade como prefeituras, sindicatos, igrejas e a população em geral.
Godofredo, João e dona Raimunda fazem parte dos aproximadamente 460 mil baianos já alfabetizados pelo Topa, nas duas primeiras etapas do programa. A terceira fase da iniciativa está em andamento, com 13 mil turmas em aula e mais de 480 mil inscritos.
A expectativa da Secretaria da Educação para a quarta etapa, que terá início em fevereiro de 2010, é alfabetizar outros 260 mil baianos.
"Certamente vamos ultrapassar a meta fixada de um milhão de alunos alfabetizados na Bahia. Isso representa 25% do total do programa federal Brasil Alfabetizado", informou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltando que "a Bahia, pela irresponsabilidade de suas elites, deixou na escuridão mais de 2,2 milhões de baianos analfabetos e o resgate deste governo é o resgate da cidadania".